29.8 C
Remanso, BR
16 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Enem 2018 tem segundo dia de provas; pela primeira vez, exame terá 30 minutos a mais
Brasil Destaque

Enem 2018 tem segundo dia de provas; pela primeira vez, exame terá 30 minutos a mais

Enem 2018 tem segundo dia com matemática, física,química e biologia
Estudantes terão cinco hora para resolver as questões.

(Crédito: Arquivo/G1 )

O Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) 2018 aplicará neste domingo (11) o segundo dia de provas. Os estudantes terão cinco horas para resolver as 90 questões de matemática e ciências da natureza (com física, química e biologia). Os portões dos locais de prova fecham às 13h (horário de Brasília).

Pela primeira vez, este segundo dia do Enem terá 30 minutos a mais de duração – um alívio para os estudantes.

A mudança ocorre porque, na edição de 2017, o Ministério da Educação (MEC) mudou a divisão das disciplinas, concentrando as provas de humanas em um dia e, no outro, as de exatas. Os candidatos, no entanto, reclamaram que as 4 horas e 30 minutos de teste não foram suficientes para analisar as questões que envolviam muitos cálculos. Assim, em 2018, o segundo dia de provas será mais longo.

Neste domingo, todos os inscritos no Enem 2018 poderão fazer a prova, mesmo os que faltaram no domingo passado – no entanto, a pontuação não será suficiente para participar de programas do governo federal ou disputar vagas na universidade. Para eles, vale apenas pela experiência de conhecer melhor a prova.

A exceção é para alunos que não conseguiram fazer o exame no dia 4 porque faltou energia no local de prova. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estes estudantes devem fazer a prova de exatas neste domingo, e fazer a de humanas e redação no dia 11 de dezembro. Em Franca (SP), 993 participantes foram afetados. Em Porto Nacional (TO), foram atingidas 759 inscritos.

Ao todo, 24,9% dos participantes inscritos não compareceram no primeiro dia – são 1.374.430 faltantes entre os 5,5 milhões esperados.

O Enem é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior, passando até mesmo a ser aceito pela Universidade de São Paulo (USP) e em 27 instituiçoes de Portugal. Para o Ministério da Educação (MEC), é a segunda maior prova do tipo no mundo, só perdendo para o gao kao, prova de admissão ao ensino superior da China, com 9 milhões de candidatos.

Meio Norte

Posts relacionados

Prefeito de Pilão Arcado consegue junto aos Órgãos Federais liberação do Garantia Safra 2017/2018

Redação Remanso News

Juízes federais indicam Sergio Moro para cadeira de Teori

Redação Remanso News

Lista fechada seria definida por políticos na mira da Lava Jato

Redação Remanso News

Remanso: Polícia Militar intensifica policiamento na Prainha para combater aglomerações

Redação Remanso News

Deputados aprovam lei que beneficia prefeitos que ultrapassam limite de gastos com pessoal

Redação Remanso News

Proposta permite saque de FGTS para pagar qualquer financiamento imobiliário

Redação Remanso News

Deixe um comentário