29 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Juazeiro
  • I Simpósio Transdisciplinar em Agroecologia (I SITRAG) acontece de 8 a 10 de novembro, na Uneb, em Juazeiro
Juazeiro

I Simpósio Transdisciplinar em Agroecologia (I SITRAG) acontece de 8 a 10 de novembro, na Uneb, em Juazeiro

Acontece de 8 a 10 de novembro o I Simpósio Transdisciplinar em Agroecologia (I SITRAG) promovido pelo Grupo de Agroecologia Umbuzeiro (GAU), no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

Nos dias 8 e 9, a programação será realizada das 7h30 às 21h, no DTCS da Uneb. O evento conta com mesas redondas que vão tratar das “Perspectivas da convivência com o semiárido” e “Questão agrária”, além de apresentações de trabalhos na modalidade pôster, vivências e a realização de dez minicursos que envolvem temas transversais, como: Regularização fundiária; Soberania, segurança alimentar e nutricional; Agrobiodiversidade; Medicina popular; Recaatingamento; Caprinovinocultura no semiárido; Educomunicação; Beneficiamento de frutas e produtos da caatinga; Permacultura; e Metodologias participativas.

O dia 10, das 7h30 às 11h30, os cursistas participarão de vivências no Centro de Formação Dom José Rodrigues; na Escola Família Agrícola de Sobradinho (BA), e no Assentamento São Francisco, com o propósito de conhecer experiências dessas organizações. A tarde, a programação do I SITRAG será realizada na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão, que fica no bairro São Geraldo, onde haverá a sistematização e troca de experiências.

O evento é promovido pelo Grupo de Agroecologia Umbuzeiro em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio dos Departamentos de Tecnologia e Ciências Sociais e de Ciências Humanas (Campus III), e dos Programas de Pós Graduação Stricto Sensu: PPGESA; PPECoH e PPGHI, em Juazeiro; a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); o Centro de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (CETEP); a Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), e as organizações não governamentais: Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Sertão Agroecológico, Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP), Rede Territorial de Agroecologia e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O GAU – Grupo de Agroecologia Umbuzeiro foi criado em 2004 e é composto por estudantes de diferentes cursos (Engenharia Agronômica, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Direito, Pedagogia, Jornalismo), da UNEB, e de instituições de ensino e organizações sociais que atuam no Vale do São Francisco e é sediado no DTCS, Campus III, Juazeiro-BA. O objetivo do Grupo é o de aprofundar os conhecimentos e difundir as questões políticas, práticas, sociais e ambientais sobre a agroecologia.

Ascom

Posts relacionados

Mais um caminhão tomba em contorno próximo ao Mercado do Produtor de Juazeiro

Redação Remanso News

Melaço da cana-de-açúcar está melhorando a produtividade da fruticultura no Vale do São Francisco

Redação Remanso News

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com ações ambientais às margens do Velho Chico

Redação Remanso News

Lançada em Juazeiro a pré-candidatura do Coronel Anselmo Bispo

Redação Remanso News

Alunos do colégio Olímpio Campinho participam de evento acadêmico na Uneb em Juazeiro

Redação Remanso News

Para Melhorar Condições Do Mercado Do Produtor De Juazeiro, Diretoria Segue Discutindo Novo Ordenamento Com Representantes De Diversos Setores

Redação Remanso News

Deixe um comentário