Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
27.3 C
Remanso, BR
24 de janeiro de 2019
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Nordeste: El Niño deve reduzir chuvas no começo de 2019
Brasil

Nordeste: El Niño deve reduzir chuvas no começo de 2019

A chuva prevista para a região nos próximos meses pode não ser suficiente para melhorar a umidade do solo

O Nordeste brasileiro deve ter um 2019 com menos chuvas se comparado com o que ocorreu no verão 2017/2018, quando a região foi impactada diretamente pelo fenômeno La Niña e recebeu quantidades significativas de chuva durante a quadra chuvosa, que também é conhecido como inverno nordestino e que ocorre entre os meses de fevereiro de maio.

De acordo com a meteorologista Desireé Brandt, da Somar Meteorologia, é ainda muito cedo para fazer uma previsão para o início de 2019, mas como existe a possibilidade de El Niño, deve chover menos nos primeiros meses do ano que vem. “A quadra chuvosa é muito influenciada pela temperatura do Oceano Atlântico e favorece o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical, quando as águas estão mais aquecidas que o normal”, falou.

No dia 19 de março é comemorado o dia de São José e,  para o nordestino, o dia do padroeiro cearense é o mais aguardado porque, segundo a crença popular, se houver chuva nesta data, o inverno nordestino seguirá favorável para a agricultura. De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão atual para o dia do padroeiro é de 30 milímetros de chuva em Quixeramobim, no Ceará.

Para os próximos dias, são previstas pancadas de chuvas para o Maranhão, norte do Piauí e sul da Bahia. O volume, no entanto, não deve passar dos 30 milímetros e as condições de umidade do solo não devem melhorar além dos 10% registrados em toda a região e no sertão.

De uma forma geral, os mapas mostram que setembro e outubro serão meses com pouca chuva na região Nordeste. 

Fonte: Canal Rural

Posts relacionados

Programas criados pelo governo podem perdoar dívidas tributárias de R$ 78 bi

Redação Remanso News

Supremo autoriza buscas em gabinete de Eduardo Cunha

Redação Remanso News

Conta de luz deve ficar 10% mais barata a partir de fevereiro

Redação Remanso News

Irmão de Eduardo Campos acredita que avião foi sabotado

Redação Remanso News

Concurso da Polícia Federal publica autorização para promover concurso público com 500 vagas

Redação Remanso News

Estados e municípios vão ter 2 anos para adequarem currículos, diz MEC

Redação Remanso News

Deixe um comentário