Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
31.4 C
Remanso, BR
17 de novembro de 2018
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Nordeste: El Niño deve reduzir chuvas no começo de 2019
Brasil

Nordeste: El Niño deve reduzir chuvas no começo de 2019

A chuva prevista para a região nos próximos meses pode não ser suficiente para melhorar a umidade do solo

O Nordeste brasileiro deve ter um 2019 com menos chuvas se comparado com o que ocorreu no verão 2017/2018, quando a região foi impactada diretamente pelo fenômeno La Niña e recebeu quantidades significativas de chuva durante a quadra chuvosa, que também é conhecido como inverno nordestino e que ocorre entre os meses de fevereiro de maio.

De acordo com a meteorologista Desireé Brandt, da Somar Meteorologia, é ainda muito cedo para fazer uma previsão para o início de 2019, mas como existe a possibilidade de El Niño, deve chover menos nos primeiros meses do ano que vem. “A quadra chuvosa é muito influenciada pela temperatura do Oceano Atlântico e favorece o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical, quando as águas estão mais aquecidas que o normal”, falou.

No dia 19 de março é comemorado o dia de São José e,  para o nordestino, o dia do padroeiro cearense é o mais aguardado porque, segundo a crença popular, se houver chuva nesta data, o inverno nordestino seguirá favorável para a agricultura. De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão atual para o dia do padroeiro é de 30 milímetros de chuva em Quixeramobim, no Ceará.

Para os próximos dias, são previstas pancadas de chuvas para o Maranhão, norte do Piauí e sul da Bahia. O volume, no entanto, não deve passar dos 30 milímetros e as condições de umidade do solo não devem melhorar além dos 10% registrados em toda a região e no sertão.

De uma forma geral, os mapas mostram que setembro e outubro serão meses com pouca chuva na região Nordeste. 

Fonte: Canal Rural

Posts relacionados

UPAS poderão funcionar com menos médicos, anuncia ministro da saúde

Redação Remanso News

Filho diz que Bolsonaro não deve voltar a fazer campanha nas ruas e ataca a imprensa

Redação Remanso News

Doria admite ser vice de Alckmin e volta a defender aliança de centro

Redação Remanso News

Senado analisa mandato de 5 anos e afastar candidato que quer reeleição

Redação Remanso News

Presidente Temer anuncia liberação de R$ 465 milhões para merenda escolar

Redação Remanso News

Irmão de Eduardo Campos acredita que avião foi sabotado

Redação Remanso News

Deixe um comentário