25.7 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Após chuvas níveis do rio São Francisco sobe 3 metros em Bom Jesus da Lapa
Destaque

Após chuvas níveis do rio São Francisco sobe 3 metros em Bom Jesus da Lapa

Considerado como um dos quatro maiores rios da América do Sul, o São Francisco passa por cinco estados e 521 municípios, representando riqueza e beleza por onde passa. No entanto, depois do rio ter subido  6,3 metros no mês de fevereiro, e no mês de maio de 2018 o cenário apresentado foi  outro, realidade que começou deixar as populações ribeirinhas em situação de alerta.
Já em meados de agosto o Velho Chico vivenciou uma das suas piores fases, segundo as medições feitas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) e conforme relatos de pescadores e ribeirinhos que convivem diariamente com o rio. Com destaque para o assoreamento, que é o acúmulo de areia no leito, provocado pelo desmatamento às margens, que  prejudicou a navegação, a pesca e a produção agrícola.
Os bancos de areia ficaram maiores que nos anos anteriores. E de acordo os pescadores, mesmo em época de estiagem, nunca tinham visto o  Velho Chico tão seco. No entanto, a partir das primeiras chuvas, do mês de novembro, o São Francisco começou a mudar, subindo 1,15 metros, mais que o mesmo período do ano de 2017, que foi de apenas 0,95 metros.
E agora nesse mês de dezembro, com o aumento das chuvas na região, o Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa mudou completamente, chegando no ultimo domingo (02) a um aumento considerável do nível das águas, de 3 metros, de acordo com medições feitas por Dona Maria Alice Alves, que é responsável pelas leituras enviadas para a CHESF.

Posts relacionados

Inauguração do sinal digital da TVE em Casa Nova nesta terça-feira (21)

Redação Remanso News

Período para renovação da matrícula na rede estadual de ensino segue até 17 de dezembro na Bahia

Redação Remanso News

Agricultores seguem com canais clandestinos no rio São Francisco mesmo após multa e esperam acordo

Redação Remanso News

Prorrogado Até Dia 30 De Novembro Prazo De Inscrições No Processo Seletivo 2024 Do IFSertão/PE

Redação Remanso News

Contas de Remanso são aprovadas com ressalvas

Redação Remanso News

Governo cancela reajuste do Bolsa Família

Redação Remanso News

Deixe um comentário