28.1 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Mundo
  • Com Governo Bolsonaro, “não será fácil” acordo entre UE e Mercosul, diz Merkel
Mundo

Com Governo Bolsonaro, “não será fácil” acordo entre UE e Mercosul, diz Merkel

Bolsonaro já disse ser mais favorável a negociações bilaterais do que a engajamentos em grupos multilaterais, como no caso do Mercosul

chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou, nesta quarta-feira (12), que a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) tornará mais difícil a concretização de um novo acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

Em encontro com parlamentares alemães, Merkel foi questionada sobre diversos assuntos, como as decisões do recente encontro do G20, na Argentina, o “brexit” e a próxima reunião do Conselho Europeu, nos dias 13 e 13 de dezembro.

Andreas Nick, deputado do CDU (União Cristã-Democrata, na sigla em alemão), pediu a Merkel uma avaliação sobre Brasil, Argentina e México, os países latino-americanos do G20. O parlamentar citou a negociação do governo argentino com o FMI e as recentes eleições presidenciais para brasileiros e mexicanos. “Qual é a chance de uma conclusão do acordo de livre mercado com o Mercosul?”, questionou o deputado ao final de sua fala.

“O tempo está se esgotando para [o acordo] União Europeia e Mercosul. Deveria acontecer bem rápido, caso contrário, com o novo presidente do Brasil, seguramente, não vai ser fácil“, diz Merkel.  ​

Bolsonaro já disse ser mais favorável a negociações bilaterais do que a engajamentos em grupos multilaterais, como no caso do Mercosul. A chanceler alemã disse ainda que enxerga com certa preocupação a decisão do Brasil de não querer sediar a próxima Conferência do Clima. Merkel afirmou também que ainda não teve oportunidade de conversar com o novo presidente mexicano e que a Argentina vem fazendo um trabalho excelente.​

Contrapondo o discurso da chanceler alemã, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta quarta que o Mercosul está pronto para fechar um acordo comercial com a UE, que só não foi acertado ainda porque os europeus não querem concordar.

“O Mercosul e a União Europeia só não têm um acordo, não é porque o Mercosul não quis, é porque a União Europeia não quis”, disse o ministro. “O Brasil flexibilizou o que podia flexibilizar […] Flexibilizamos até em detrimento do uns setores aqui internamente.”

Segundo o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, o Brasil está empenhado para que o acordo seja concluído, mas é preciso que os dois lados estejam interessados.
“Nós atribuímos enorme importância [ao acordo UE-Mercosul]. O ministro Aloysio [Nunes] está pessoalmente empenhado na negociação. Tenho acompanhado todos os temas de maneira muito próxima e estamos dando todos os sinais que Brasil tem vontade e disposição de fechar o acordo, mas os dois lados têm que querer”, afirmou Guardia.

Posts relacionados

Papa decide vetar políticos com mandato entre convidados do Sínodo da Amazônia

Redação Remanso News

“Deus te ama assim”, diz Papa Francisco a um homem gay

Redação Remanso News

Votação termina e contagem de votos é iniciada na Argentina; saiba detalhes

Redação Remanso News

Explosões no Sri Lanka: o que se sabe sobre ataques a hotéis de luxo e igrejas católicas durante celebração da Páscoa

Redação Remanso News

População mundial nunca envelheceu tão rapidamente, diz estudo

Redação Remanso News

Canadá autoriza uso emergencial da vacina para covid-19 da Pfizer

Redação Remanso News

Deixe um comentário