26.1 C
Remanso, BR
16 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Quase metade da população baiana vive abaixo da linha da pobreza, diz IBGE
Bahia

Quase metade da população baiana vive abaixo da linha da pobreza, diz IBGE

A Bahia possui registros de cerca de 6,9 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza em 2017, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número corresponde a 44,8% da população.

A avaliação do instituto se baseia no critério definido pelo Banco Mundial para países de renda média, de US$ 5,50 por dia em paridade de poder de compra (PPC), o que equivalia, em 2017, a cerca de R$ 406 mensais.

O índice atingido pela Bahia é bem maior do que a média nacional. No ano passado, em todo o país, cerca de 55 milhões de pessoas (26,5% da população) estavam abaixo da linha da pobreza. Desse total, a maior parte – 25 milhões – se concentra na região Nordeste. O porcentual da Bahia é equivalente ao de toda a região e ocupa a 8ª posição entre todos os estados.

As unidades federativas do Maranhão (54,1%), Alagoas (48,9%) e Amazonas (47,9%) tinham, em 2017, os maiores porcentuais de pessoas abaixo da linha de pobreza, enquanto Santa Catarina (8,5%), Rio Grande do Sul (13,5%) e Distrito Federal (13,9%) tinham os menores.

Quando se considera apenas a capital baiana, a proporção de pessoas abaixo da linha da pobreza é quase metade da encontrada em todo o estado, correspondendo a 24,2% da população municipal (cerca de 715 mil pessoas). O índice é um pouco menor do que a média nacional e é o 13º mais alto entre as capitais.

Ainda segundo o IBGE, em relação a 2016, o porcentual de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza cresceu tanto no país como um todo (de 25,7% para 26,5%), quanto na Bahia (de 42,8% para 44,8%) e em Salvador (de 22,9% para 24,2%).

Fonte Bocão News

Posts relacionados

Adab reforça cuidados para evitar moscas-dos-estábulos

Redação Remanso News

Bahia lança programa inédito para que universidades revalidem diplomas de médicos formados no exterior

Redação Remanso News

TJ-BA retoma funcionamento a partir desta segunda-feira (24)

Redação Remanso News

Ministério Público deflagra ação contra tráfico em Juazeiro e mais seis municípios da Bahia

Redação Remanso News

Cinco Muniçipios da Bahia Foram Sorteados para Fiscalização da CGU; Curaçá aparece Na Lista

Redação Remanso News

42 municípios baianos estão entre os 100 piores para se viver, dentre eles Pilão Arcado e Sento Sé confira a lista

Redação Remanso News

Deixe um comentário