Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
23.3 C
Remanso, BR
23 de março de 2019
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Descoberto novo tratamento do Alzheimer
Geral

Descoberto novo tratamento do Alzheimer

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) afirmam que o exercício físico é um caminho para evitar e até mesmo tratar a doença

Uma nova possibilidade para prevenir e potencialmente tratar o Alzheimer acaba de ser revelada por um grupo de cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conforme informações da Agência O Globo. O “remédio” é o exercício físico que, segundo os pesquisadores, quando praticado produz a irisina, um tipo de hormônio que é desenvolvido pelos músculos durante a atividade física.

Até então, a irisina era associada apenas à queima de gordura, mas o estudo mostra que, no cérebro, ela é importante para que os neurônios possam se comunicar e formar memórias. o Alzheimer é uma  doença neurodegenerativa que mais avança no mundo por conta do envelhecimento da população. Até o momento a enfermidade não tem cura.

A descoberta dos pesquisadores tem duas vertentes. A primeira é que já se pode afirmar que o exercício, mesmo que ainda exista muito a estudar, contribui  na prevenção do Alzheimer. Ainda não se sabe, porém, qual a dose certa de exercício, mas ele é fundamental para o metabolismo do cérebro e das doenças provenientes do desequilíbrio deste, a exemplo do Alzheimer.

O tipo de exercício também não importa. O fundamental é se exercitar, sempre, e tornar isso parte da rotina, afirma Fernanda de Felice, uma das coordenadoras do estudo conduzido pelos institutos de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis e de Biofísica Carlos Chagas Filho, ambos da UFRJ, e da Queens University, no Canadá.

O outro desdobramento mais distante da pesquisa, publicada na Nature Medicine, é a possibilidade de desenvolver medicamentos à base de irisina ou de seus mecanismos para pessoas que estão com a doença ou que não podem fazer exercícios, como deficientes físicos.O exercício, por liberar irisina, atua duplamente: na prevenção da perda de memória e na restauração da que foi perdida, observa Sérgio Ferreira,  outro autor do trabalho e também professor dos institutos de Biofísica e de Bioquímica Médica da UFRJ.

A associação entre os hormônios e o Alzheimer faz parte das pesquisas da neurocientista Felice. Há dez anos, ela começou a obter indícios da relação entre esse tipo mais comum de demência e o diabetes. Os diabéticos, especialmente os do tipo 2, têm maior risco de desenvolver a doença. O estudo com a irisina, que também atua sobre o metabolismo cerebral, foi um desdobramento dessas pesquisas.”O metabolismo cerebral é uma caixa que a ciência mal começou a abrir. Dentro dela, está a chave para compreender como o cérebro conversa com o restante do organismo”, completa.

O que é Alzheimer?

O mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa incurável, e a mais comum causa de demência. Ela provoca perda da memória e da capacidade cognitiva. Os pacientes podem sofrer variações de humor, ficar desorientados e ter delírios. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 35 milhões de indivíduos no mundo têm a doença. No Brasil, há 1 milhão de pessoas afetadas.

A evolução da doença até a morte costuma levar, em média, de oito a dez anos. No cérebro dos pacientes, há acúmulo de placas de proteína beta-amiloide. Essas placas causam a morte dos neurônios e o declínio das funções cerebrais. Os remédios existentes apenas amenizam os distúrbios e fazem efeito por pouco tempo.

Por O Globo

Posts relacionados

Record aceita condições de Gugu na TV, mas mantém demissão da equipe

Redação Remanso News

Promotora do caso Telexfree é encontrada morta

Redação Remanso News

Justiça afasta pais de menino deixado na cela de estuprador

Redação Remanso News

Programação do São João 2018 começa em maio, afirma secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Petrolina

Redação Remanso News

Após sucesso relâmpago, a Vingadora vê número de shows despencar em poucos meses

Redação Remanso News

Remanso: BNH recebeu a 1°Caminhada da família 55, do candidato a prefeito Zé Filho e do vice Joao Neto da “Coligação è hora de Acertar”. Uma Festa da democracia muito linda

Redação Remanso News

Deixe um comentário