25.7 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Proposta do ONS poderá reduzir defluência no reservatório de Sobradinho em até 50%
Destaque

Proposta do ONS poderá reduzir defluência no reservatório de Sobradinho em até 50%

O nível equivalente é a média ponderada dos reservatórios instalados na bacia do São Francisco, ou seja, Três Marias, em Minas Gerais; Sobradinho, na Bahia; e Itaparica, entre Bahia e Pernambuco. A proposta do ONS poderá levar a uma redução da defluência nos reservatórios de Sobradinho e Xingó, a fim de manter uma média de 50% da capacidade de água acumulada.

A medida seria implementada somente a partir do mês de maio, mas nada está definido. A proposta pegou de surpresa a todos os participantes da reunião, visto que não havia qualquer discussão nesse sentido e por estar sendo discutida a implementação da nova resolução da ANA, através da qual ficam estabelecidos novos volumes mínimos para a bacia do Velho Chico. O assunto ainda será pauta na próxima reunião, que acontece dentro de duas semanas, no próximo dia 04 de fevereiro.

Durante a reunião também houve apresentação da equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), para fins de projeção de chuvas na bacia do São Francisco. Apesar de ter havido redução na quantidade, o órgão aponta para o registro de chuvas ainda pelos próximos dias.

Além disso, a equipe do ONS também apresentou as premissas para a operação dos reservatórios até abril, quando termina o período chuvoso no âmbito da bacia do chamado rio da integração nacional, as quais apontam para uma defluência de 150 metros cúbicos por segundo (m³/s) em Três Marias; 965m³/s em Sobradinho e 800m³/s em Xingó.

Por: Edenevaldo Alves

Posts relacionados

Prefeituras de Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Sento Sé, Casa Nova e mais 5 municípios baianos, recebem do Constesf computadores para equipar Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Redação Remanso News

Parlamentares que vão votar perdão de dívidas no Congresso devem R$ 533 mi

Redação Remanso News

Capim Grosso: Falso dentista, vereador é preso por exercício ilegal da profissão

Redação Remanso News

Bolsonaro critica inclusão de Lula em pesquisas eleitorais e chama ex-presidente de ‘vagabundo’, ‘malandro’ e ‘bandido’

Redação Remanso News

Senadores que revelaram voto podem ser punidos e perder o mandato; veja quem são

Redação Remanso News

PSDB fecha posição pelo impeachment da presidente Dilma

Redação Remanso News

Deixe um comentário