2 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Comprar carro vai ficar mais caro a partir desta quinta (1º)
Brasil

Comprar carro vai ficar mais caro a partir desta quinta (1º)

A redução no IPI para veículos começou em 2012 como estratégia do governo Dilma Rousseff para manter a economia aquecida

Quem comprar carro zero quilômetro a partir do dia 1° de janeiro de 2015 vai sentir diferença no preço com o fim da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para os carros populares, a alíquota sobe dos atuais 3% para 7%. No caso dos carros com motor flex (gasolina e etanol), que hoje recolhem 9% de IPI, a alíquota sobe para 11%, e os carros movidos só a gasolina, que pagam 10%, terão a alíquota aumentada para 13%.

RTEmagicC_9673fdff81.jpg

A redução no IPI para veículos começou em 2012 como estratégia do governo Dilma Rousseff para manter a economia aquecida. Artifício utilizado antes, em 2009, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, no auge dos efeitos da crise financeira deflagrada em setembro de 2008 com a quebra do banco norte-americano de financiamentos Lehman Brothers.

Ao renovar sucessivas vezes a permanência do IPI reduzido dos automóveis, o governo vinculou a medida a um compromisso da indústria automotiva de não cortar empregos. No último mês de novembro, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, sugeriu que a elevação do imposto não acarretará demissões no setor.

 

IPI
Até 31/12/2014
A partir de 01/01/2015
Motor até 1.0
3%
7%
Motor entre 1.0 e 2.0 flex
9%
11%
Motor entre 1.0 e 2.0 gasolina
10%
13%
Motor acima de 2.0 flex
18%
18%
Motor acima de 2.0 gasolina
25%
25%
Utillitário
3%
4% e 8%

Fonte Correio da Bahia

Posts relacionados

Advogados de Temer, Lula, Dilma e Aécio se unem em manifesto

Redação Remanso News

Bolsonaro anuncia que Ministério do Trabalho será extinto

Redação Remanso News

Eduardo Cunha é preso em Brasília; mandado expedido por Sérgio Moro

Redação Remanso News

Bahia e outros 14 estados poderão fazer ligações gratuitas em orelhões da Oi

Redação Remanso News

Tecnologia: Transmissão pioneira de 5G será feita nesta quinta (31)

Redação Remanso News

Projeto cria força-tarefa para fiscalizar eleição desde registro de candidatura

Redação Remanso News

Deixe um comentário