29.6 C
Remanso, BR
23 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Governo propõe medidas a caminhoneiros sem redução do diesel
Brasil Destaque

Governo propõe medidas a caminhoneiros sem redução do diesel

bb75f82ba6b53ac1587d32b047e71c64

O governo federal anunciou nesta quarta-feira um pacote de medidas que será apresentado aos caminhoneiros sob a condição de liberarem as rodovias bloqueadas em 10 Estados. O Palácio do Planalto prometeu sancionar sem vetos uma lei que reduz pedágio para caminhoneiros e dar carência no financiamento do programa Pró-Caminhoneiro, mas não incluiu a redução do diesel na proposta.

A alta do preço do combustível é a principal reivindicação do movimento, além do baixo valor do frete. O ministro da Secretaria-Geral, Miguel Rossetto, se comprometeu a estudar uma tabela referencial do preço do frete que será apresentada por empresários e disse que a Petrobras garantiu que o combustível usado em caminhões não subirá nos próximos seis meses.

“É importante que fique claro que essas propostas são apresentadas para avaliação da categoria e elas serão mantidas na medida em que ocorrer a suspensão do movimento. Essa condição cria a possibilidade de imediatamente ampliarmos essas medidas e instalarmos uma mesa de negociações para darmos conta das demais reivindicações da categoria”, disse o ministro.

O governo passou o dia em negociação com empresários do setor de transporte e representantes da categoria, mas ainda não havia chegado a um acordo no início da noite. Integrantes do movimento argumentam que o valor do frete está baixo e o diesel está alto, equação que torna a atividade não lucrativa.

Uma das propostas apresentadas pelo governo e que pode agradar a categoria é a isenção de pedágio para eixos de caminhões vazios e suspensos, conforme previsto na Lei dos Caminhoneiros. Rossetto também disse que os caminhoneiros não pagarão pelo financiamento no programa do BNDES caso aceitem o acordo.

Durante a reunião no Ministério dos Transportes nesta tarde, Ivar Schmidt, um dos líderes do Comando Nacional do Transporte, disse não ter sido recebido na reunião e alegou que as entidades de classe não representam os responsáveis pelos bloqueios nas rodovias. A Secretaria Geral da Presidência afirmou, por outro lado, que a presença dele não estava prevista na reunião e que o representante seria recebido ainda nesta noite.

DO TERRA NOTICIAS

Posts relacionados

Nasa está a poucos meses de lançar sonda que ‘tocará o Sol’

Redação Remanso News

Mais Médicos: 820 profissionais já desistiram do programa

Redação Remanso News

Após polêmicas envolvendo Wesley Safadão, Thyane Dantas posta foto e encanta web

Redação Remanso News

Assalto: Energia elétrica deve subir, em média, 15% no ano que vem

Redação Remanso News

Em tempos de Pix, brasileiros ainda emitem 200 milhões de cheques ao ano

Redação Remanso News

Bahia planeja compra de ultrarrefrigeradores para receber vacinas da Covid

Redação Remanso News

Deixe um comentário