25.4 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Disponibilidade de água diminuirá em 40% até 2030, diz estudo da ONU
Destaque Mundo

Disponibilidade de água diminuirá em 40% até 2030, diz estudo da ONU

1576cad70b6bb40fd3d98fbac009040e

Daqui a 15 anos, a Terra irá se deparar com uma disponibilidade mundial de água 40% menor se o recurso natural não for bem gerido. O alarme foi dado pelo relatório “World Water Development 2015”, da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa previsão é extremamente preocupante, já que a água está no centro do desenvolvimento sustentável e na base do crescimento econômico, da redução da pobreza e da sustentabilidade ambiental.

O consumo do recurso deve aumentar por causa do crescimento da população mundial e da demanda por bens e serviços que dependem dele. Segundo o documento, a agricultura, por exemplo, já usa 70% da água doce disponível em países desenvolvidos e cerca de 90% nas nações em desenvolvimento. “O setor precisará incrementar a eficiência, reduzindo o desperdício de água e aumentando a produtividade dos cultivos”, diz o relatório. Já em relação à produção energética, o segmento utiliza 15% da água doce disponível, e essa porcentagem pode chegar a 20% em 2035.

No documento da ONU, possíveis soluções para o problema são a criação de sistemas mais eficientes de refrigeração e o aumento do uso de fontes de energia renováveis, como a eólica, a solar e a geotérmica. Isso também será necessário porque, segundo as Nações Unidas, a demanda de água por parte da indústria global aumentará em 400% de 2000 a 2050. “Já existe um consenso a nível internacional em torno do fato de que a água e os serviços higiênico-sanitários são essenciais para alcançar muitos objetivos de um desenvolvimento sustentável”, afirmou o secretário geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Michel Jarraud. “A água está ligada de uma maneira permanente às mudanças climáticas, na agricultura, na saúde, na igualdade, inclusive na de gêneros, e na educação”, concluiu.

IG

Posts relacionados

Trabalhador que parou de pagar INSS poderá pedir aposentadoria

Redação Remanso News

Tecnologias alternativas de tratamento de água desenvolvidas pela Codevasf despertam interesse de Moçambique

Redação Remanso News

Remanso 2 x 0 na seleção de tanquinho pelo intermunicipal da Bahia 2016

Redação Remanso News

Prazo para prova de vida acaba dia 30 para aposentados e pensionistas

Redação Remanso News

Prefeito Zé Filho assina em Brasília projeto de internet gratuita para o município de Remanso

Redação Remanso News

Morre Zezéu Ribeiro, conselheiro do TCE e ex-deputado Federal

Redação Remanso News

Deixe um comentário