25.2 C
Remanso, BR
2 de abril de 2020
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Disponibilidade de água diminuirá em 40% até 2030, diz estudo da ONU
Destaque Mundo

Disponibilidade de água diminuirá em 40% até 2030, diz estudo da ONU

1576cad70b6bb40fd3d98fbac009040e

Daqui a 15 anos, a Terra irá se deparar com uma disponibilidade mundial de água 40% menor se o recurso natural não for bem gerido. O alarme foi dado pelo relatório “World Water Development 2015”, da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa previsão é extremamente preocupante, já que a água está no centro do desenvolvimento sustentável e na base do crescimento econômico, da redução da pobreza e da sustentabilidade ambiental.

O consumo do recurso deve aumentar por causa do crescimento da população mundial e da demanda por bens e serviços que dependem dele. Segundo o documento, a agricultura, por exemplo, já usa 70% da água doce disponível em países desenvolvidos e cerca de 90% nas nações em desenvolvimento. “O setor precisará incrementar a eficiência, reduzindo o desperdício de água e aumentando a produtividade dos cultivos”, diz o relatório. Já em relação à produção energética, o segmento utiliza 15% da água doce disponível, e essa porcentagem pode chegar a 20% em 2035.

No documento da ONU, possíveis soluções para o problema são a criação de sistemas mais eficientes de refrigeração e o aumento do uso de fontes de energia renováveis, como a eólica, a solar e a geotérmica. Isso também será necessário porque, segundo as Nações Unidas, a demanda de água por parte da indústria global aumentará em 400% de 2000 a 2050. “Já existe um consenso a nível internacional em torno do fato de que a água e os serviços higiênico-sanitários são essenciais para alcançar muitos objetivos de um desenvolvimento sustentável”, afirmou o secretário geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Michel Jarraud. “A água está ligada de uma maneira permanente às mudanças climáticas, na agricultura, na saúde, na igualdade, inclusive na de gêneros, e na educação”, concluiu.

IG

Posts relacionados

Salário mínimo será de R$ 1.039 em 2020

Redação Remanso News

Notícias da Cidade: Atletas Remansenses destacam-se no 28º campeonato Piauiense de Karatê e conquistam 11 medalhas e ficam entre os melhores da competição

Redação Remanso News

Luiz Argôlo ‘treme na base’ e já cogita entregar comparsas

Redação Remanso News

Começa em todo pais pedidos de aposentadoria por telefone e internet

Redação Remanso News

Pesquisa Ibope aponta que Aécio venceria Lula em eventual 2º turno

Redação Remanso News

Prefeitura exonera do cargo possíveis candidatos ao cargo de vereador em Campo A. de Lourdes

Redação Remanso News

Deixe um comentário