29.4 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Lula monta conselho político para eventual candidatura
Brasil Destaque

Lula monta conselho político para eventual candidatura

BBjVoKT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já disse várias vezes que não pretende concorrer à Presidência da República. Porém, ele montou uma equipe com o intuito de pavimentar uma eventual candidatura em 2018.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, essa equipe foi batizada de “grupo para o futuro” e foi montado em 2014. Eles têm se reunido semanalmente no Instituto Lula, atual escritório político.

Além de assessores, o conselho de Lula conta ainda com os prefeitos Fernando Haddad (São Paulo) e Luiz Marinho (São Bernardo) e os secretários municipais Alexandre Padilha (Relações Governamentais) e Arthur Henrique (Trabalho).

Ainda de acordo com o jornal, as reuniões também têm a participação do empresário Josué Gomes, presidente do grupo Coteminas, do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e do presidente do sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques. Luciano Coutinho, presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), é um conselheiro eventual.

O ex-presidente é quem conduz o debate, baseado-se em pilares que define como marcos de sua administração: desenvolvimento social, estabilidade, direitos humanos e política externa. Ele se mostra insatisfeito com a articulação política do governo de Dilma Rousseff e repete que não tem condições de disputar a Presidência sem propostas. E admite não ter ainda essas respostas. Na opinião de um amigo, pela primeira vez Lula está “sem brilho no olhar”.

Em busca de saídas e possíveis respostas, o ex-presidente recrutou seus colaboradores. Nesses encontros, instiga-os a apresentar soluções. Ele também ouve muitas reclamações e pedidos de intermediação junto à presidente.

“As reuniões servem de aconselhamento ao presidente [Lula].Para orientá-lo nos movimentos que ele deve fazer”, explica Rafael Marques à Folha.

Filho do ex-vice-presidente José Alencar, morto em 2011, Josué Gomes afirma que sua participação depende de sua agenda: “Participo quando o assunto envolve economia. Para dar um depoimento sobre como estão o mercado e a competitividade”, explica.

Posts relacionados

Ministério da Saúde aprova proposta para construção de hospital municipal de Remanso

Redação Remanso News

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com ações ambientais às margens do Velho Chico

Redação Remanso News

Remanso: Diplomação do Prefeito eleito Zé Filho, vice e vereadores já tem data e local definidos

Redação Remanso News

Neto reafirma lançamento de pré-candidatura e planeja viagens

Redação Remanso News

INSS convoca 55,1 mil segurados por incapacidade para perícia

Redação Remanso News

Chesf desmente boatos de riscos de rompimento da Barragem de Pedra em virtude dos tremores de terra

Redação Remanso News

Deixe um comentário