26.8 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Nono dígito obrigatório em ligações para celulares a partir deste domingo em PE
Destaque

Nono dígito obrigatório em ligações para celulares a partir deste domingo em PE

 

Mudança vale também para estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí e RN

celular1

Neste domingo (31), todos os usuários de telefonia móvel em Pernambuco terão incluído o “9” à frente da combinação numérica atual. A mudança, que visa aumentar a quantidade de novas linhas, deve mexer com os clientes, que terão que se acostumar com a novidade do nono dígito. Já as operadoras precisarão melhorar a infraestrutura de suas redes para o aumento de tráfego de dados e voz. Em vigor, em oito estados, no início, as empresas que exploram o serviço tiveram alguns problemas no período de adaptação.

“Com a inclusão do “9” haverá um aumento do tráfego e as redes já são congestionadas. A possibilidade de mais números traz esse ônus, que aconteceu em São Paulo”, explica o consultor de tecnologia de informação e professor da Faculdade dos Guararapes, João Paulo Nogueira. A estratégia da Anatel, para minimizar o problema, foi criar um cronograma para que, paulatinamente, a mudança seja implantada. De acordo com a agência, a partir deste domingo, além dos telefones ativos em Pernambuco, os de Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte também começarão a incluir o nono dígito. Durante os dez primeiros dias quem discar apenas a combinação com oito números terá a ligação redirecionada.

De 10 de junho a 7 de setembro, os telefonemas com a digitação do número antigo não serão completadas, nesse período as operadoras serão obrigadas a informar da necessidade do nono dígito seja por mensagem de voz ou de texto. Depois desse período, será emitida a mensagem “número inexistente”.

O diretor regional da Anatel em Pernambuco, Paraíba e Alagoas, Sérgio Alves Cavendish, reconhece que houve dificuldades por parte das empresas de telefonia no início da implantação do nono dígito, mas os problemas não devem se repetir. “Quando fizemos a mudança, no início os sistemas das operadoras apresentaram problemas e o cliente foi mais impactado. Como os sistemas já foram testados em estados do Sudeste e do Norte, a estrutura das empresas está calibrada”, argumenta.

Aplicativos

As cinco maiores operadoras de telefonia móvel do país possuem apps que realizam a mudança de forma automática. São eles: Embratel Nono Dígito, para Android, iOS e Windows Phone(APK). Oi 9º Dígito, para Android e iOS. Vivo 9º Dígito, para Android e iOS. 9º Dígito TIM, paraAndroid e iOS. E Claro 9º Dígito, para iOS.

Outras empresas também disponibilizaram seus programas para ajudar os usuários. É o caso do“BR9“, que é um aplicativo do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (IdTech), focado para Windows Phone que adiciona o novo dígito na agenda. Já o “nono Dígito“, focado para Android e iOS, é desenvolvido pelo Mobile2you, usando a mesma função.

Todos os aplicativos são gratuitos e realizam, de forma prática e automática, a adição do nono dígito em todos os contatos que necessitem da alteração.

Fonte: FolhaPE

Posts relacionados

Bolsonaro renova críticas ao TSE e diz que eleições de 2022 não serão confiáveis

Redação Remanso News

Documentos eletrônicos são válidos para embarques em voos nacionais, diz Anac

Redação Remanso News

Conheça as novas regras das Eleições Municipais de 2016

Redação Remanso News

Hoje é um “dia histórico” no tratamento da Covid-19, diz Sociedade Brasileira de Infectologia

Redação Remanso News

Efeito do fechamento de escolas durante a pandemia pode durar 15 anos

Redação Remanso News

Prefeitura e SAAE de Remanso, em ritmo acelerado ampliam rede de esgoto e beneficia moradores da Vila Matilde

Redação Remanso News

Deixe um comentário