30.6 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
Notícias

Políticos são declarados mortos no sistema do SUS

feliciano1-580x326

Folhapress

Uma ação no sistema de cadastro nacional do SUS alterou informações de políticos e personalidades públicas para declará-los mortos. A alteração foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta semana.

Nas redes sociais, um grupo de hackers afirma ter alterado os cadastros do ex-presidente Lula, do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), dos deputados Marco Feliciano (PSC-SP), Maria do Rosário (PT-RS) e do ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró.

As informações constavam da base nacional do Cadastro Nacional de Usuários do SUS, que mantém dados da maioria dos brasileiros e possui uma interface com outro sistema, que registra informações sobre mortalidade.

Em nota, o Ministério da Saúde informa que identificou uma “tentativa indevida de alteração” no cadastro dos usuários do SUS e encaminhou um pedido de investigação à Polícia Federal para determinar os responsáveis e as punições legais.

A pasta, no entanto, nega que o sistema tenha sido alvo de hackers. Segundo o ministério, a ação foi executada por meio do login de uma pessoa autorizada a operar o sistema, dentro de uma unidade de saúde ­a pasta investiga se a senha foi roubada.

“A pasta identificou de onde foi realizada a tentativa, bem como o operador, e está adotando as providências cabíveis em âmbito administrativo como cancelamento da senha. Após detectar o problema, as informações foram corrigidas”, afirma.

O ministério informou ainda que trabalha na implementação de “novas medidas de segurança” como certificado digital e dupla identificação para alteração de dados de pessoas públicas.

Fonte: Folhapress

Posts relacionados

João Henrique quer ser candidato ao governo do Estado

Redação Remanso News

Servidores e professores vão aderir a greve geral nesta quarta (15) em Remanso

Redação Remanso News

Coronavac dá proteção acima de 90% a quem tem comorbidades, diz estudo

Redação Remanso News

Geddel é levado pela PF em cumprimento de pedido de prisão preventiva

Redação Remanso News

Ratinho terá de prestar esclarecimentos na CPI do HSBC

Redação Remanso News

Remanso: Governador Rui Costa declara apoio à pré-candidatura de Zé Filho

Redação Remanso News

Deixe um comentário