25.4 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Notícia Boa: Governo federal pode ser proibido de criar despesas para estados e municípios
Brasil

Notícia Boa: Governo federal pode ser proibido de criar despesas para estados e municípios

camara-dos-deputado-muito-boa2

Esta decisão chega tarde depois de tanta denuncia de corrupção praticada pelo Governo Federal, inclusive roubando dinheiro das prefeituras

 

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe a União de criar despesas para os Estados e municípios sem apontar uma fonte de receitas ou a transferência de verbas foi aprovado pelo Senado. A matéria estava na pauta da Casa em regime de urgência e foi aprovada em dois turnos na última quarta-feira (26). O texto agora segue para a Câmara dos Deputados, onde também precisa ser aprovada em dois turnos.

A PEC obriga o governo federal, sempre que aprovadas leis que possam impactar nas contas dos entes federados ou programas que tenham esse tipo de impacto, a apontar uma fonte de recursos que possa suprir as perdas. A PEC faz parte da lista de projetos sugerida pela Comissão Especial do Pacto Federativo, que tem o objetivo de apontar proposições legislativas que possam contribuir para melhorar a situação financeira dos entes federados e ajudar a remover gargalos que impedem o crescimento.

Uma das reclamações frequentes dos Estados e municípios é com relação à criação de pisos salariais nacionais, como já existe para os professores e é pleiteado por policiais e bombeiros. Assim, essas legislações são aprovadas impactando nas contas de custeio dos entes federados. Prefeitos e governadores alegam que isso geralmente não é levado em conta nas decisões federais. “Nos dois encontros que tivemos, em maio e junho deste ano, governadores e prefeitos pediram ao Legislativo uma repactuação das obrigações orçamentárias. Uma das principais demandas era essa: impedir a União de criar despesas aos Estados e municípios sem previsão de recursos. O que for apontado deve ter a respectiva receita. Isso é sinal de ter responsabilidade”, disse o presidente da Comissão do Pacto Federativo, senador Walter Pinheiro (PT).

Posts relacionados

Precatório pode vir a ser usado para pagamento de financiamento habitacional

Redação Remanso News

Partidos começam a escolher candidatos

Redação Remanso News

Operação Lava Jato recupera mais de R$ 900 milhões em apenas dez dias

Redação Remanso News

Vacinas contra varíola dos macacos deve chegar ao Brasil em setembro

Redação Remanso News

Relator no TCU recomenda rejeição das contas do governo Dilma de 2015

Redação Remanso News

Irmão de Eduardo Campos acredita que avião foi sabotado

Redação Remanso News

Deixe um comentário