30.1 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • FGTS de domésticos começa a ser obrigatório em 1º de outubro
Destaque

FGTS de domésticos começa a ser obrigatório em 1º de outubro

PEC-domésticas

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, publicou nesta sexta-feira (25) a resolução  em nome do conselho curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) impondo a obrigatoriedade do recolhimento de 8% do salário do trabalhador doméstico a partir de 1º de outubro. A medida foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Antes, os patrões podiam fazer o recolhimento separado do FGTS para os empregados domésticos, mas não eram obrigados. Com a resolução, o pagamento deixa de ser opcional. Essa resolução teria que ser aprovada pelo conselho curador na reunião da semana passada, mas, como o encontro foi adiado por tempo indeterminado, o ministro publicou a norma em nome do órgão.
Além disso, a resolução determina que a Caixa Econômica Federal, agente operador do FGTS, regulamente a forma como se dará o recolhimento, os saques, a devolução de valores e a emissão de extrato. O banco deve disciplinar, até o dia 1º de outubro, a situação dos empregados domésticos que já fazem parte do sistema do FGTS por opção dos patrões.

O porcentual de recolhimento do FGTS é de 8% sobre a remuneração do trabalhador, o que inclui salário, férias, 13º salário, horas extras, aviso prévio, trabalho noturno e outros adicionais.

Com a resolução, o governo deve cumprir o prazo de lançar até o dia 2 de outubro o Simples Doméstico, que reunirá numa mesma guia todas as contribuições que devem ser pagas pelos empregadores. A guia – que deve ser regulamentada pela Receita Federal – corresponde a 28% do salário do trabalhador doméstico, o que garantirá a ele direitos trabalhistas e previdenciários.

Do total que deve ser pago todo mês, a partir de outubro, 20% são de responsabilidade do patrão. O valor corresponde a 8% para o INSS (esse porcentual só entra em vigor com o Simples Doméstico; atualmente são 12%); 8% para o FGTS; 3,2% para um fundo de indenização em caso de demissão e 0,8% para seguro contra acidente. O empregador terá de acrescentar mais 8%, da contribuição do trabalhador para o INSS, e descontar o valor do salário dele.

Todos os valores a serem recolhidos serão calculados automaticamente com base nas informações fornecidas pelo empregador no site www.esocial.gov.br. Em seguida, será gerado o boleto para o pagamento na rede bancária. Na contribuição, também será calculado o imposto de renda que deve ser retido na fonte, se for o caso. As contribuições não serão retroativas.

Posts relacionados

Prefeitura de Petrolina divulga programação de aniversário da cidade

Redação Remanso News

Bandeira da conta de luz seguirá vermelha em dezembro

Redação Remanso News

Brasileiro Rodrigo Gularte é Executado na Indonésia

Redação Remanso News

MP abre inquérito contra Alckmin por suspeita de caixa dois

Redação Remanso News

Prefeitura de Remanso informa que o SAC Móvel estará fazendo atendimento no município

Redação Remanso News

Prefeitura e SAAE de Remanso, em ritmo acelerado ampliam rede de esgoto e beneficia moradores da Vila Matilde

Redação Remanso News

Deixe um comentário