28.1 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Secretaria de Igualdade e Assistência Social de Remanso promove caminhada contra o trabalho infantil dia (18)
Destaque

Secretaria de Igualdade e Assistência Social de Remanso promove caminhada contra o trabalho infantil dia (18)

images (8)

Em defesa da luta contra o trabalho infantil a Secretaria de Igualdade e Assistência Social e a Prefeitura de Remanso, realizara uma caminhada  contra o trabalho infantil dia (18) de setembro 2015

Segundo a secretaria Maria Anália Macedo de Miranda

O Pacto Mundial para combate ao Trabalho Infantil foi definido pela ONU com o objetivo de erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2017 e todas as formas até 2020.

images (9)

O Brasil ainda tem mais de 1 milhão de crianças que são levadas ao trabalho infantil pelas suas condições de pobreza e vulnerabilidade social. No PNAD( 2013) consta 291.238 cidadãos em situação de trabalho infantil no estado da Bahia. Atualmente, 43% dos casos de trabalho infantil do Nordeste estão concentrados na Bahia. Segundo o Ministério Público contabiliza-se que as crianças com as piores condições de trabalho estão aqui. Dentro do estado a cidade de Remanso está entre os 126 municípios com os maiores índices  de  trabalho infantil. São 524 menores acometidos no trabalho doméstico,  ambulantes, auxiliando na agricultura e em empreendimentos familiares.

Os impactos físicos e psicológicos causados pelo trabalho infantil apontam para o drama da infância interrompida, causando prejuízos à formação e ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

A realidade do trabalho infantil demonstra a intolerável violação dos direitos humanos e a negação de princípios fundamentais expostos na Carta Magna de 1988, como são, por exemplo, os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta.

Desde abril o governo Dias Melhores para Todos trabalha para construir uma consciência de negação às várias formas de trabalho, bem como, combate à exploração sexual e uso de bebidas alcoólica entre crianças e adolescentes.

download

Em abril e maio uma campanha foi lançada nas ruas de Remanso com a afixação de 40 placas no centro, periferia e lugares estratégicos como cais e prainha. Durante a micareta todos os trios exibiram cartazes e advertências ao trabalho infantil. Em Junho a Secretaria de Assistência Social inseriu na Conferência Municipal da Saúde e no Fórum Municipal da Educação, no Conselho Municipal de Assistência Social e na Conferência Municipal da Criança e do Adolescente a     problemática do trabalho infantil em Remanso. Foram distribuídos para todas as autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário o “catavento” colorido símbolo do combate ao trabalho infantil. Em junho houve reuniões com a sociedade civil nos Centros de Referencias de Assistência Social (CRAS) entre os beneficiários do Programa Bolsa Família e articulação entre secretarias, estudo de campo no lixão da cidade, busca ativa  na feira livre, com o objetivo de mobilizar e conscientizar a sociedade sobre essa problemática.

images (11)

Em julho a Secretaria Municipal de Igualdade e Assistência Social adequou-se ao novo ordenamento dos seus serviços, especialmente os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que acontecem diariamente nos CRAS da Vila Santana e Área Industrial e no antigo PETI e logo também na Malhadinha e Vila Aparecida.

Novas Oficinas estão sendo implantadas com equipe de novos orientadores sociais e Facilitadores das oficinas, com a compra de 100 instrumentos musicais novos como violões, flautas e violinos. Este trabalho é a principal estratégia desenvolvida pela Assistência Social para engajar crianças e adolescentes ao ritmo de sua infância e juventude.

Há ainda a implantação da equipe técnica que coordena todas as Ações Estratégicas do PETI que junto ao CREAS estão construindo o mapa do trabalho infantil de Remanso, cadastrando e criando um banco de dados estratégico para prospectar as novas ações do Governo Municipal contra o trabalho infantil.

A próxima ação a ser realizada no busca da erradicação do trabalho infantil é uma audiência pública que provocará a ação dos atores públicos para discutir formalmente a realidade do trabalho infantil na Bahia e em Remanso.

Serão expostas as políticas públicas e o seu respectivo alcance para erradicar o trabalho infantil, bem como, os impactos psicológicos e físicos do trabalho infantil. Deverá ser gerado um documento público afirmando o compromisso da sociedade e poder publico com a Erradicação do Trabalho Infantil no município de Remanso – BA

images (12)

Neste momento queremos levar às ruas de Remanso a problemática do trabalho infantil para quebrar o silêncio da infância interrompida de tantos meninos e meninas de nossa cidade. convidamos todos para fazer parte de nossa programação no  dia 18 de setembro que se iniciará com uma Caminhada Contra o Trabalho Infantil e em seguida, teremos um dia de ações em defesa das crianças e adolescentes na Praça Manoel Firmo Ribeiro.

O Site Remansonews.com poderá contribuir enormemente com a divulgação desse grande evento em nossa cidade.

images (13)

Segue nossa programação com os devidos horários.

Inicio da caminhada em frente a Churrascaria Mirassol 08h00min;

Fala da Coordenadora e da Secretária de Assistência Social e demais Secretários 10h00min;

Apresentação do SCFV e Oficinas. (Técnicas de Referência) 10h30min;

Apresentação da Oficina de Capoeira 10h40min;

Apresentação da Oficina de  Karatê 11h40min;

Apresentação da Oficina de futebol 11h20min;

Apresentação da oficina de HIP-HOP 11h40min;

Apresentação da oficina de violino 12h00min;

Apresentação da oficina de flauta, violão e percussão 12h20min;

Apresentação de oficina de confecção de pipa;

Apresentação de oficina de pintura em tela;

Distribuição de lanche: cachorro quente, pipoca, algodão doce e picolé.

Encerramento 12:40min.

 

Atenciosamente,

Maria Anália Macedo de Miranda

Secretária Municipal da Igualdade e Assistência Social.

thumbs

Informações adicionais: Mαcileide  Mαttσѕ

Redação:Remanso News.com

confira audio:

Posts relacionados

Auxílio volta a ser pago em março, em até 4 parcelas, anuncia Bolsonaro

Redação Remanso News

Ópera da Serra da Capivara retorna com homenagem a Niéde Guidon

Redação Remanso News

Remanso: Deputado busca informações para viabilizar Clínica de Nefrologia

Redação Remanso News

Juristas manifestam preocupação com indicação de Moraes ao Supremo

Redação Remanso News

Garantia-Safra é liberado para agricultores de Campo A. de Lourdes e Pilão Arcado

Redação Remanso News

Bahia ganha 14 novos defensores públicos; 30% são negros, respeitando Estatuto da Igualdade Racial

Redação Remanso News

Deixe um comentário