31.6 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
Destaque

FHC pede a Dilma “renúncia com grandeza”

Ex-presidente da República concedeu entrevista ao programa ‘Roda Viva’

2687cf5578f27355e26e12e52cfdb734

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta segunda-feira (26) que o Brasil “vai mal porque está sem rumo” e sugeriu que a presidente Dilma Rousseff renuncie ao cargo “com grandeza”.

FHC concedeu entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura. Durante o programa, o ex-presidente falou sobre o primeiro volume do livro “Diários da Presidência”, que será lançado por ele na próxima quinta-feira (29).

“A situação econômica [do país] é desesperadora. Ela [Dilma] não tem que ir lá nos Estados Unidos e dizer que o Brasil está mal porque a democracia é adolescente. Vai mal porque está sem rumo”, disse Fernando Henrique, ao se referir à entrevista dada por Dilma à emissora norte-americana CNN e veiculada neste domingo (25).

Ela [Dilma] não tem que ir lá nos Estados Unidos e dizer que o Brasil está mal porque a democracia é adolescente. Vai mal porque está sem rumo
“Tinha que ter uma renúncia com grandeza. A presidente Dilma não pode desconhecer o que nós conhecemos, que a economia está em uma situação desesperadora, que há uma crise política. Ela tinha que dizer: ‘eu saio, eu renuncio, mas eu quero que o Congresso aprove isso, isso e isso'”, sugeriu.

Na entrevista, FHC foi questionado sobre o posicionamento do PSDB, partido do qual é presidente de honra, a respeito de um eventual processo de impeachment da presidente Dilma.

Para o tucano, o partido está sendo “bastante prudente” quando trata do assunto e, caso um processo de impedimento seja aberto no Congresso Nacional, o PSDB “vai votar pelo impeachment”.

Ele também criticou declarações recentes de Dilma de que a oposição tenta dar um “golpe” em seu governo ao defender sua saída pelo impeachment. “Ninguém está cogitando dar golpe. Impeachment não é golpe. Precisa ter condição, mas não é golpe”, afirmou o ex-presidente.

FHC também falou sobre o episódio da suposta compra de votos para aprovação da reeleição, durante o primeiro mandato de seu governo. Apesar de dizer que não acredita que tenha havido compra de votos, o ex-presidente disse não duvidar que uma suposta compra de votos possa ter ocorrido.

“Se houve compra [de votos], não foi minha, não foi do PSDB. Se houve compra, foi coisa deles [dos parlamentares]. Não duvido [que possa ter havido]. Mas condenamos”, afirmou.

‘Pessoa honrada’

Durante a entrevista, Fernando Henrique Cardoso voltou a afirmar que a presidente Dilma é “uma pessoa honrada”. Ele já havia dado declaração sobre o assunto em agosto. A fala de FHC foi sobre o suposto envolvimento de Dilma com o esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

“Ela é pessoalmente honrada. Politicamente, ela também é responsável [pelos desvios na estatal”, disse FHC. “Quanto ao Lula, eu tenho que esperar para ver. […] Eu não posso dizer [que ele não tenha se beneficiado da corrupção].”

DO G1

 

Posts relacionados

Operação Detalhes: Desembargador pede vista para analisar denúncia contra Roberto Carlos

Redação Remanso News

Empregadores têm até dia 20 para pagar a 2ª parcela do 13º salário

Redação Remanso News

ASPRA denuncia péssimas condições de infra-estrutura na 96° em Sento-Sé

Redação Remanso News

Idosa de 83 anos é o primeiro caso de coronavírus confirmado na região de São Raimundo Nonato

Redação Remanso News

Com apoio da Codevasf, apicultores do norte Baiano aprimoram técnicas da atividade

Redação Remanso News

Revisão nos planos de saúde

Redação Remanso News

Deixe um comentário