25.2 C
Remanso, BR
2 de abril de 2020
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Mulheres – Como reduzir o risco de 11 tipos de Câncer!
Notícias

Mulheres – Como reduzir o risco de 11 tipos de Câncer!

Saúde - Outubro Rosa

Mulheres – Como reduzir o risco de 11 tipos de Câncer

Fazer escolhas saudáveis em relação ao estilo de vida reduz a chance de desenvolvimento de várias doenças, em particular, do câncer. Aproximadamente 5o% dos tipos de câncer mais comuns podem ser prevenidos por hábitos de vida saudáveis.

  • Um estudo demonstra que as pessoas, em geral, desconhecem a relação entre câncer e hábitos saudáveis. Muitas se preocupam com a questão dos genes para o qual não se tem controle ou para fatores para os quais a relação é muito duvidosa como aditivos alimentares, defensivos agrícolas ou radiação eletromagnética.

Câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Em 2014 foram estimados 57 mil casos novos no Brasil. Adotar um estilo de vida saudável, isto é, ter uma alimentação saudável, fazer atividade física regular e manter o peso normal evita o desenvolvimento de muitos casos de câncer de mama.

. Uma informação importante é que outros tipos de câncer que ocorrem em mulheres apresentam fatores de risco em comum. Portanto, ao adotar um estilo de vida saudável, as mulheres reduzem o risco de onze tipos de câncer. Os tipos de câncer comprovadamente dependentes do estilo de vida: Câncer de Mama, Câncer de Esófago, Câncer de Esôfago, Câncer de Fígado, Câncer de Vesícula, Câncer de Ovário, Câncer de Útero, Câncer Oral, Câncer de Pâncreas, Câncer de Rim, Câncer Coloretal.

Portanto, para prevenir 11 tipos de cáncer as mulheres devem adotar o seguinte:

– Ser fisicamente ativa.

– Manter seu peso dentro dos limites adequados (índice de massa corporal até 25).

– Ter uma alimentação saudável com boa quantidade de alimentos frescos, vegetais, frutas e legumes.

– Fazer exames preventivos, em especial o Papanicolau e a Mamografia, de acordo com a recomendação médica.

– Não fumar ou usar álcool em excesso.

 

Outubro Rosa

Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

A Campanha Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

Principais Sintomas:

– Nódulo endurecido

– Abaulamento de uma parte da mama

– Inchaço da pele

– Vermelhidão no local

– Inversão do mamilo

– Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas

– Sensação de nódulo aumentado na axila

– Espessamento ou retração da pele ou do mamilo

– Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos

– Inchaço do braço

– Descamação ou coceira

O autoexame é uma medida importante para identificar nódulos de um possível câncer de mama. Esse procedimento preventivo deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual.

Espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.

Os eixos da campanha são:

  • Divulgar informações gerais sobre câncer de
  • Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação ás suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).

Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, a opção por ultrassonografia, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida! Previna-se!

Posts relacionados

Caminheiro tem caminhão alvejado durante assaltado entre as cidades de Pilão Arcado (BA) e Guaribas (PI)

Redação Remanso News

Municípios terão Plano Nacional de Energia Renovável

Redação Remanso News

Remanso recebeu uma linda decoração natalina

Redação Remanso News

PMDB chantageia governo e leva Cid Gomes a pedir demissão depois de ele reafirmar que deputados são acachadores (vigaristas)

Redação Remanso News

Proibido de olhar celular de namorada, rapaz mata jovem com tiro no rosto

Redação Remanso News

Remanso: Polícia prende suspeito de assassinato

Redação Remanso News

Deixe um comentário