30.6 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Saúde apura 6 mortes por suspeita de microcefalia causada pelo zika
Brasil

Saúde apura 6 mortes por suspeita de microcefalia causada pelo zika

5c38916a8216bab8995b079c778a36f7

À esquerda, secretário-executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, gestor de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi, e  diretor do Departamento das Doenças Transmissíveis, Cláudio Maierovitch

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (30) seis casos suspeitos de mortes de crianças por microcefalia provavelmente causadas pelo zika vírus. A pasta confirmou a morte de um bebê que tinha a doença e o vírus no organismo. A morte confirmada por microcefalia decorrente do zika ocorreu no Ceará.
Os demais casos suspeitos são investigados no Rio Grande do Norte (5) e no Piauí (1). Até o dia 28, foram notificados 1.248 casos suspeitos de microcefalia em 311 municípios de 13 estados e no Distrito Federal. O número representa um aumento de 68,87% em relação ao dado apresentado no último balanço da pasta.
No último sábado (28), o ministério confirmou a relação entre o zika vírus e os casos de microcefalia na região Nordeste, após a identificação do micro-organismo em amostras de sangue e tecidos do bebê nascido no Ceará que acabou morrendo. A criança apresentava microcefalia e outras malformações congênitas.
De acordo com a pasta, a situação é “inédita na pesquisa científica mundial”, com risco associado aos primeiros três meses de gestação. No dia 11 de novembro, o ministro da saúde, Marcelo Castro, declarou estado de emergência em saúde pública por causa dos casos suspeitos de microcefalia.
A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. Para crianças que nasceram com nove meses de gravidez, a doença se apresenta quando o perímetro da cabeça é menor do que 33 cm – o esperado é que bebês tenham pelo menos 34 cm.
A maior parte dos casos é causada por infecções adquiridas pela mãe, especialmente no primeiro trimestre da gravidez, que é quando o cérebro do bebê está sendo formado. Toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus são algumas doenças que causam a microcefalia. Outros possíveis causadores são abuso de álcool e drogas ilícitas na gestação e síndromes genéticas como o Down.
O estado de Pernambuco é o que apresenta o maior número de casos suspeitos de microcefalia (646). O estado foi a primeira unidade da federação a apresentar aumento de microcefalia na região.
De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, estados e municípios foram “conclamados” para dar prioridade ao combate do mosquito Aedes aegypti – vetor da doença. “Muda em relação à situação habitual o fato de que estamos numa emergência de saúde pública”, afirmou.
Segundo Maierovitch, o governo federal autorizou a liberação de recursos para combater o zika vírus. Ele não informou o valor que pode ser destinado aos locais suspeitos de apresentar epidemia da doença. “É um recurso utilizado habitualmente aos estados e aos municípios. Estamos exatamente na fase de elaboração de um plano conjunto.”
Número de casos notificados com suspeita de microcefalia por estado:
Pernambuco – 646
Paraíba – 248
Rio Grande do Norte – 79
Sergipe – 77
Alagoas – 59
Bahia – 37
Piauí – 36
Ceará – 25
Rio de Janeiro – 13
Tocantins – 12
Maranhão – 12
Goiás – 2
Mato Grosso do Sul – 1
Distrito Federal – 1

Com Informações: Do G1 DF

Posts relacionados

Eleitor que não votou nem justificou no 1º turno pode ir às urnas no domingo

Redação Remanso News

Em 2014, havia 554 mil crianças de 5 a 13 anos trabalhando, aponta IBGE

Redação Remanso News

Seca que atingiu o semiárido entre 2012 e 2017 foi a pior já registrada no Brasil

Redação Remanso News

Desmatamento está entre principais causas de surtos de doenças infecciosas em humanos, diz estudo

Redação Remanso News

CGU cobra prefeituras por fiscalização mais rigorosa no Bolsa Família

Redação Remanso News

Ministério de Minas e Energia divulga medidas regulatórias para estabilizar barragens

Redação Remanso News

Deixe um comentário