28.1 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • STJ mantém condenação de “Japonês da Federal” por corrupção passiva
Destaque

STJ mantém condenação de “Japonês da Federal” por corrupção passiva

7bb256cee798c8ca2fe44655759e612e

O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou um recurso especial e manteve a condenação de Newton Hidenori Ishii e outros dois policiais federais acusados de fazer parte de uma quadrilha que facilitava o contrabando via Foz do Iguaçu, cidade do Paraná que faz fronteira com o Paraguai e a Argentina.

Ishii ficou conhecido como o “Japonês da Federal” por ser visto constantemente na escolta dos presos da Operação Lava Jato. Ele é apontado como suspeito de ser um dos possíveis responsáveis por vazamentos sobre as investigações, depois que conversas entre o senador Delcídio Amaral (PT-MS) e assessores fizeram menção ao “japonês bonzinho”.

O agente, que atualmente goza da confiança do comando da Polícia Federal no Paraná, chegou a ser preso e expulso da corporação em razão dos processos que responde, fruto da Operação Sucuri, responsável pela prisão de outros 22 agentes da Polícia Federal, sete auditores da Receita Federal e três Policiais Rodoviários Federais suspeitos de participarem do esquema.

Além do inquérito criminal, Ishii responde um processo administrativo e outro por improbidade administrativa relacionados ao mesmo caso. Ele foi condenado em primeira instância em 2009 e, desde então, recorre aos tribunais da punição. No recurso, os réus questionavam a legalidade das provas obtidas via interceptação telefônica e a determinação da Justiça de perda dos cargos.

Cabe recurso da decisão à turma, já que a decisão foi monocrática, e também ao pleno do STJ. O caso corre em segredo de Justiça.

Fórum

Posts relacionados

Americanas negam falência e afirmam que vão seguir funcionando ‘normalmente’

Redação Remanso News

Em pronunciamento na TV Bolsonaro critica governadores, prefeitos, imprensa, fechamento de comércio e escolas

Redação Remanso News

Prefeitos têm até 5 de maio para apresentarem contas de fevereiro ao TCM

Redação Remanso News

Igreja Católica do Nordeste debaterá construção de Usina Nuclear nas margens do Rio São Francisco

Redação Remanso News

Prefeito despacha da cadeia

Redação Remanso News

Governo prepara plano de demissão voluntária para servidores federais

Redação Remanso News

Deixe um comentário