25.3 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Polícia federal deflagra mais uma fase da Operação Lava Jato
Destaque

Polícia federal deflagra mais uma fase da Operação Lava Jato

polícia-federal-1

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (01/04) a 27ª fase da operação Lava Jato. Ela busca aprofundar as investigações sobre esquema de lavagem de dinheiro envolvendo um empréstimo fraudulento de 12 milhões de reais, contraído junto ao Banco Schahin e supostamente direcionado ao PT.

“Há evidências que apontam que o Partido dos Trabalhadores influiu diretamente junto ao Banco Schahin na liberação do empréstimo fraudulento”, disseram os procuradores da Lava Jato.

Nesta etapa, denominada Operação Carbono 14, foram cumpridas 12 ordens judiciais: três mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva em São Paulo (SP), um mandado de busca e apreensão e um de prisão temporária em Carapicuíba (SP), um mandado de busca e apreensão em Osasco (SP) e três mandados de busca e apreensão, além de um de prisão temporária em Santo André (SP).

Foram presos o ex-secretário do PT Silvio Pereira e Ronan Maria Pinto, dono do jornal Diário do Grande ABC e de empresas do setor de transporte e coleta de lixo.
Foram alvo de condução coercitiva o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenado no escândalo do mensalão, e o jornalista Breno Altman.

Segundo o Ministério Público Federal, agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de prisões temporárias, busca e apreensão e conduções coercitivas na Grande São Paulo para aprofundar as investigações sobre o empréstimo, que envolvem o pecuarista José Carlos Bumlai, ligado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Frigorífico Bertin, e o empresário de Santo André (SP) Ronan Maria Pinto, dono de empresa de ônibus na cidade e também preso nesta quinta.

“Durante as investigações da operação Lava Jato, constatou-se que José Carlos Bumlai contraiu um empréstimo fraudulento junto ao Banco Schahin em outubro de 2004 no montante de 12 milhões de reais. O mútuo, na realidade, tinha por finalidade a ‘quitação’ de dívidas do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi pago por intermédio da contratação fraudulenta da Schahin como operadora do navio-sonda Vitória 10.000, pela Petrobras, em 2009, ao custo de 1,6 bilhão de reais”, disse o MPF em comunicado.

Bumlai, que foi preso pela Lava Jato em novembro de 2015 quando a operação revelou o esquema de fraude envolvendo o Schachin e a Petrobras, disse aos investigadores da Lava Jato que ao menos 6 milhões de reais do empréstimo fraudulento tiveram como destino o empresário Ronan Maria Pinto, a pedido do PT.

Para viabilizar a transferência dos recursos ao destinatário final, foi montado um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo o empresário, pessoas ligadas ao PT e operadores, de acordo com a investigação. Parte do dinheiro foi para o então acionista controlador do Jornal Diário do Grande ABC em 2004, por indicação de Pinto, que estava comprando o jornal.

A nova operação, intitulada Carbono 14 em referência a procedimentos utilizados pela ciência para a datação de itens e a investigação de fatos antigos, contou com 50 policiais federais para o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão temporária e dois mandados de condução coercitiva em São Paulo e em Carapicuíba, Osasco e Santo André.

 

Posts relacionados

Prefeituras de Remanso, Campo A. de Lourdes, Pilão Arcado, Sento Sé, Casa Nova e região recebem nesta sexta-feira (30), ultimo FPM de novembro com alta de 16,77%

Redação Remanso News

Datafolha: 87% querem redução da maioridade penal

Redação Remanso News

Bancários de toda região aprovam greve a partir da próxima terça (06) por período indeterminado

Redação Remanso News

Manifesto segunda feira (28) vai cobrar respostas do caso Beatriz

Redação Remanso News

jornada pedagógica 2015 começa nessa segunda-feira-23

Redação Remanso News

Forças Armadas não medirão esforços para garantir nossa liberdade, diz Bolsonaro

Redação Remanso News

Deixe um comentário