29.8 C
Remanso, BR
16 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • OMS: 9 em cada 10 pessoas no globo respiram ar poluído
Destaque Mundo

OMS: 9 em cada 10 pessoas no globo respiram ar poluído

Relatório revelou que 92% da população mundial respira ar inadequado

arpoli-300x250e

Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado nesta terça-feira (27), advertiu que ao menos 92% dos habitantes do planeta vivem em locais onde a qualidade do ar não se enquadra nos padrões fixados pela organização. A OMS estima que, a cada ano, cerca de 3 milhões de mortes estão relacionadas à exposição de agentes contaminantes no ar.

“É necessário, de forma urgente, a adoção de medidas como transporte sustentável, gestão de rejeitos sólidos, uso de energias renováveis e a redução das emissões industriais para se enfrentar a contaminação do ar”, afirma Maria Neira, diretora do departamento deSaúde Pública da OMS.

No relatório, baseado em dados vindos de mais de 3.000 locais rurais e urbanos, o órgão conclui que 9 entre 10 pessoasno mundo vivem onde os níveis da qualidade do ar não correspondem ao padrão em relação a partículas finas em suspensão, de menos de 2,5 micrômetros. Estas partículas “incluem contaminantes como os sulfatos, os nitratos e a fuligem, que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, o que representa um risco grave para a saúde humana”, segundo o órgão.

De acordo com dados da organização em 2012, cerca de 6,5 milhões de mortes em todo o mundo, equivalentes a 11,6% do total, estiveram ligadas à contaminação do ar. O órgão detectou que os níveis de contaminação são especialmente elevados no Mediterrâneo oriental, no Sudeste Asiático e no Pacífico Ocidental.

As mortes são provocadas especialmente por doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e câncer de pulmão, segundo a ONU. Cerca de 90% destas mortes ocorrem em países de renda média ou baixa, com dois a cada três óbitos em regiões do sudeste asiático e do Pacífico ocidental. A organização também adverte que a contaminação do ar também aumenta o risco de infecções respiratórias agudas.

Para a OMS, os principais causadores da má qualidade do ar são os modos ineficientes de transporte, a queima de combustível e rejeitos, as centrais elétricas e as atividades industriais, e fenômenos naturais como as tempestades de areia. Graças aos novos dados existentes, os especialistas esperam poder alentar os Estados a realizar mais esforços para reduzir a contaminação do ar – principalmente após os líderes mundiais fixarem o objetivo de reduzir as mortes ligadas a esta ameaça até 2030.

(Com informações da AFP)

Posts relacionados

Presidente da Assembleia Legislativa anuncia controle de ponto para deputados e servidores

Redação Remanso News

Anvisa aprova regra que facilita venda de remédio derivado da maconha

Redação Remanso News

Cármen Lúcia marca para 3 de novembro julgamento que pode ameaçar cargo de Renan

Redação Remanso News

Revisão de 170 mil benefícios do INSS começa em agosto

Redação Remanso News

EUA incluem em lista de terrorismo rede no Brasil supostamente ligada a Al Qaeda

Redação Remanso News

PCdoB entra com ação no STF contra decreto sobre posse de armas

Redação Remanso News

Deixe um comentário