31.2 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Comissão presidida por Zó realiza audiência e discute limites territoriais de Salvador e Lauro de Freitas
Destaque

Comissão presidida por Zó realiza audiência e discute limites territoriais de Salvador e Lauro de Freitas

fim-da-reuniao-sobre-a-divisao-territorial-de-salvador-e-lauro-de-freitas

A Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação, presidida pelo deputado estadual Zó (PCdoB), apresentou nesta quarta-feira (30) estudos técnicos sobre a delimitação territorial aos representantes as cidades de Lauro de Freitas e de Salvador.

Da capital baiana, compareceram José Sérgio Guanabara e Elba Guimarães, ambos da Secretaria Municipal de Urbanismo.  Já  Lauro de Freitas contou com a presença dos vereadores Luis Maciel de Oliveira (Lula), César Augusto, Anderson Santos (Decinho) e da assessora da deputada federal e prefeita eleita Moema Gramacho, Laís Chaisuk.

Durante a audiência, o secretário Sérgio Guanabara destacou que a prefeitura de Salvador estar disposta a resolver a situação.  “Este é o momento oportuno para discutir esse assunto, ouvindo de fato a população, esse é o propósito nosso que a população não seja prejudicada”, destacou.

Após a apresentação dos estudos realizado pelos técnicos da Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos (SEI), através do seu diretor Cláudio Emílio Pelosi e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com Manuel Lamartin,  os representantes dos municípios expuseram suas opiniões e sugestões para  resolução do impasse. Após o longo debate, a comissão acatou o pedido para a  realização de novas reuniões, possibilitando assim,  mais debates.

Manuel Lamartin do IBGE pontuou a produtividade da reunião e o aprofundamento da questão. “Estamos enfrentando uma cobrança muito grande da sociedade. A população  que mora  naquela faixa vem  sofrendo com essa situação e muitas  estão tendo duas cobranças do IPTU, itens básicos não são realizados por conta da indefinição”, destacou. Ainda segundo Lamartin, o impasse  gera também  problemas jurídicos impossibilitando os moradores de exercer a plena cidadania.

De acordo com o presidente do colegiado, o deputado Zó, cada passo para resolver essa questão é importante e requer estudos. “Tenho convicção que vamos acabar com o conflito em breve. Estamos com o compromisso de nos debruçar para entrar em um consenso, tudo baseado em conhecimentos técnicos e respeitando, em especial, o sentimento de pertencimento da população”, apontou.

O deputado ainda relatou que a reunião  foi o início de uma discussão sobre o assunto e que tem consciência da responsabilidade e dedicação que o tema merece.  Novos encontros para discussão  já estão sendo agendados.

Com Informações Nina Dourado

Posts relacionados

Deputado Estadual Prisco acusa alto escalão da PM de fazer escolta particular para Banco do Brasil

Redação Remanso News

Bahia: Decreto Aprova Recursos para Faz cultura em 2015

Redação Remanso News

Homens com zika devem esperar até seis meses para ter filhos diz estudo dos EUA

Redação Remanso News

Sindicatos e entidades planejam greve nacional para ‘defender’ a previdência

Redação Remanso News

Juazeiro: Médicos entram em greve e se queixam de salários e condições de trabalho

Redação Remanso News

Divididos, caminhoneiros sinalizam que vão parar a partir desta segunda-feira (01)

Redação Remanso News

Deixe um comentário