25.7 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • SUS tem quatro novos serviços ambulatoriais para processo transexualizador
Brasil

SUS tem quatro novos serviços ambulatoriais para processo transexualizador

750_201712171333315

O Ministério da Saúde habilitou quatro novos serviços ambulatoriais para procedimentos transexualizadores. Entre os procedimentos estão a terapia hormonal e o acompanhamento psicológico dos usuários em consultas antes e depois da cirurgia de redesignação de sexo.

Os serviços recém habilitados estão disponíveis em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Uberlândia (MG). Ao todo, agora são nove centros com estes serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dos quais cinco também oferecem a cirurgia de mudança de sexo, chamada de redesignação sexual.

Como o processo é irreversível, o Ministério da Saúde exige que antes da cirurgia seja feito um acompanhamento multidisciplinar por pelo menos dois anos. Para ambos os gêneros, a idade mínima para procedimentos ambulatoriais é de 18 anos. Esses procedimentos incluem acompanhamento psicológico e hormonioterapia.

Para procedimentos cirúrgicos, a idade mínima é de 21 anos. Após a cirurgia, deve ser feito acompanhamento por mais um ano.

Desde 2008, o SUS oferece cirurgias e procedimentos ambulatoriais para pacientes que precisam fazer a redesignação sexual. Entre 2008 e 2016, ao todo, foram feitos 349 procedimentos hospitalares e 13.863 procedimentos ambulatoriais relacionados ao processo transexualizador.

Associação Nacional de Travestis e Transexuais

Para a presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Keila Simpson, a notícia é boa, independentemente de o objetivo final do usuário ser a cirurgia ou não. “A porta de entrada dessas pessoas no serviço publico era pelo serviço de Aids, com a instituição desses ambulatórios, essa população começou a entrar no sistema de saúde por outras frentes que não a Aids. A instituição deses serviços, para além da cirurgia, para além das especificidades, dá mais acesso à saúde para essa população”, frisou Keila.

A presidente reforça que ainda são necessários mais centros que façam a cirurgia de redesignação. Keila destaca que alguns estados têm oferecido trabalhos regionais específicos para transexuais e travestis com sucesso e enfatiza que esse tipo de iniciativa é essencial para que essa população tenha acesso integral aos serviços públicos de saúde.

Agência Brasil

Posts relacionados

Partidos têm até Dia 30 de Abril para Prestar Contas

Redação Remanso News

Adicional de 25% para o aposentado com cuidador avança no STJ

Redação Remanso News

Sarampo: Ministério recomenda vacinação de crianças que vão viajar

Redação Remanso News

Moro: Justiça Eleitoral não está apta a julgar crime de corrupção

Redação Remanso News

Servidores de órgãos ambientais extintos acusam governo de deixar país ‘desguarnecido’

Redação Remanso News

Ocupação de UTIs para covid-19 fica abaixo de 60% em todo país

Redação Remanso News

Deixe um comentário