29.5 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Presidente da Assembleia Legislativa anuncia controle de ponto para deputados e servidores
Destaque

Presidente da Assembleia Legislativa anuncia controle de ponto para deputados e servidores

O presidente anunciou a instalação de sistema de ponto eletrônico, a criação de um conselho, exoneração de pessoal e retorno de policiais administrativos para o Comando Geral

coronel

O deputado Ângelo Coronel anunciou mudanças na Alba nesta quarta (Foto: Divulgação)

Após a exoneração de 57 servidores, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ângelo Coronel (PSD), anunciou nesta quarta-feira (8) mais medidas na sua administração. Em coletiva na sede da Alba, o presidente anunciou a instalação de sistema de ponto eletrônico tanto para os deputados quanto para os servidores da Casa, a criação de um conselho, a exoneração de mais pessoal e o retorno de policiais para o Comando Geral.

Entre as principais medidas anunciadas, a implantação do controle de ponto pretende fazer com que os deputados estejam mais presentes nas discussões e no plenário. Os parlamentares que não comparecerem às reuniões terão cortes no contracheque do mês seguinte. Além deles, os servidores da Casa também deverão bater ponto. A gestão de pessoal será feita pelos próprios deputados, no caso de assessores, e pelos setores da Assembleia, para os demais servidores. O sistema deverá ser instalado em março, quando deixa de existir o contracheque de papel e passa a ser adotado o eletrônico.

Exonerações
O presidente já tinha exonerado 57 funcionários públicos que estavam cedidos à Assembleia e agora eles deverão retornar aos seus respectivos poderes de origem. Com a Casa passando por auditoria interna, ele promete ainda mais cortes de pessoal. O presidente disse que, com a diminuição do quadro, haverá uma economia de recursos orçamentários. O valor poupado deverá ser devolvido ao governo e revertido em verba para que os deputados apliquem em obras.
“Queremos enxugar ao máximo a máquina e fazer devoluções ao governo. Esse recurso será destinado a obras para as nossas bases eleitorais, beneficiando a sociedade baiana”, explicou o presidente. Ainda segundo ele, o acordo com o governador Rui Costa foi de que os recursos oriundos dessa economia deverão ser distribuídos igualitariamente entre os deputados da situação e da oposição.
No entanto, uma parte destes servidores exonerados pode voltar a ser admitida. “Nós vamos ver realmente quem é que é imprescindível para o segmento do trabalho da Casa. Se algum deputado solicitar o retorno de algum servidor que estava lotado aqui, mas que são de outros poderes, iremos acatar o pedido”, adianta.
Outra medida anunciada foi a devolução de policiais que estão em desvio de função, trabalhando na área administrativa, para que retornem ao Comando Geral. “Assim, o estado terá mais policiais à disposição para trabalhar no combate à criminalidade”, justificou Coronel.
Novo conselho
Com o intuito de democratizar as decisões, o presidente criou ainda um novo conselho chamado de Colégio de Líderes, formado por ele e mais dez membros (líderes ou lideranças de partidos), que será responsável por gerenciar as pautas de votações de projetos parlamentares.
Nos dois primeiros meses de funcionamento, o conselho se reunirá, a cada quarta-feira, para discutir as matérias elaboradas pelos deputados. As terças ficam reservadas para a votação de projetos do Executivo. “Deputado não é só para votar coisa do governo. Queremos estimular novos projetos e diminuir essa coisa de outorga de títulos”, afirma o presidente. Nenhuma comissão nova foi criada.
Na coletiva, Coronel anunciou também que pretende diminuir a quantidade de projetos votados com urgência para que os deputados possam ter mais tempo de ler as matérias e discutir os projetos com maior cuidado nas comissões. “Eu acho que tudo tem exceção e, claro, se vier um projeto que necessite dessa urgência, conversaremos com o Colégio de Líderes para deliberar para votar. Na praxe, serão debatidos e votados primeiro nas comissões para vir para o plenário já pronto”, explica.

Correio

Posts relacionados

Micareta de Remanso 2015 Esta a Todo Vapor é a Maior Micareta Fora de Época da Região

Redação Remanso News

Governo estadual divulga tabela de pagamento do funcionalismo estadual para 2018

Redação Remanso News

Remanso: Jovem invade igreja na Malhadinha e destrói imagens e também parte do mobiliário

Redação Remanso News

Instituto de infecções dos EUA contraindica hidroxicloroquina e azitromicina

Redação Remanso News

Mordaça na Polícia Federal

Redação Remanso News

Prefeito de Casa Nova cobrou mais atenção da Chesf durante Seminário em Sobradinho

Redação Remanso News

Deixe um comentário