26.2 C
Remanso, BR
16 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Projeto sobre fruticultura de sequeiro é apresentado para secretários dos municípios do território do São Francisco
Bahia

Projeto sobre fruticultura de sequeiro é apresentado para secretários dos municípios do território do São Francisco

fruticulturadesequeiro

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho participou na manhã desta terça-feira (14), na agência do Sebrae, em Juazeiro, da apresentação do projeto sobre fruticultura de sequeiro – pesquisa, desenvolvimento e inovação, elaborado pela Embrapa Semiárido.

Com a presença dos secretários de agricultura dos municípios que integram o Território do São Francisco, o encontro que foi articulado pelo Consórcio Sustentável Território do São Francisco (CONSTESF) teve como objetivo, expor experiências com o maracujá do mato e o umbuzeiro (culturas adaptáveis à seca), que poderão ser implantados nos municípios.

“O cultivo sistemático dessas fruteiras poderá, ainda, amenizar os efeitos das irregularidades no regime das chuvas, pela resistência que essas espécies apresentam à seca. A integração da fruticultura às atividades das pequenas indústrias de beneficiamento e processamento dos frutos, com agregação de valor aos produtos, irá contribuir para a melhoria da renda dos agricultores familiares”, explicou o pesquisador da Embrapa, Saulo de Tarso Aidar.

Na ocasião o presidente do CONSTESF, o prefeito de Canudos, Genário Rabelo, falou dos benefícios que a implantação do projeto dará ao homem do campo. “Por mais que sejam culturas adaptáveis à caatinga, é preciso ter algum tipo de manancial hídrico, a exemplo de poços, cisternas de calçadão e barreiros para garantir o desenvolvimento das espécies. O foco e estratégia é trabalhar com o jovem e fortalecer a zona rural de cada município. Será inserido um modelo que já foi implantado em outras regiões”, destacou.  De acordo com o pesquisador Sérgio Guilherme, inicialmente serão trabalhados os cinco municípios que não estão à borda do lago de Sobradinho. “Estamos trabalhando com trinta unidades, sendo que serão seis em cada município, porém pretendemos ampliar para sessenta unidades no total. Iremos produzir por ano, 3500 mudas de umbu e 2500 de maracujá”, explicou.

A secretária Maraiza falou do interesse da prefeitura de Juazeiro em possibilitar alternativas de desenvolvimento para o homem do campo. “Vejo de forma positiva as experiências com as frutas adaptáveis a caatinga. Acredito que oportunizar, através de uma parceira entre o poder público municipal e a Embrapa, o acesso à produção dessas culturas, irá fortalecer ainda mais o trabalho dos produtores, com agregação de valor e geração de renda”, frisou.

O chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, Flávio de França, finalizou explicando sobre os procedimentos que deverão ser seguidos para implantação do projeto. “Queremos firmar parceria com os municípios presentes. Pretendemos elaborar um documento que irá reger o funcionamento de um convênio com detalhes da implantação do projeto e a função e competência de cada instituição (prefeitura e Embrapa)”, disse.
Lene Radina/ASCOM PMJ

Posts relacionados

Governador promete novas mudanças no secretariado para os próximos dias

Redação Remanso News

Coronel Anselmo Brandão pode deixar comando da PM-BA

Redação Remanso News

Recursos de R$ 400 milhões serão investidos em termoelétricas na Bahia

Redação Remanso News

Bahia é o 2º maior produtor de frutas do Brasil e Juazeiro é destaque, aponta pesquisa do IBGE

Redação Remanso News

Bahia é recordista em maus-tratos a jumentos e acende alerta em meio a alta na exportação

Redação Remanso News

PCdoB-Salvador conclama luta pelo fim das reformas e pelas Diretas Já

Redação Remanso News

Deixe um comentário