25.4 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Sindicato dos bancários de Juazeiro e região move ação contra a caixa econômica federal abertura de agências aos sábados
Geral Juazeiro

Sindicato dos bancários de Juazeiro e região move ação contra a caixa econômica federal abertura de agências aos sábados

O Sindicato dos Bancários de Juazeiro e região moveu Ação Civil Pública contra a Caixa Econômica Federal pelo descumprimento do acordo coletivo de trabalho e a lei 4.178 (instituições financeiras e de crédito não pode funcionar as sábados). O sindicato considera um desrespeito da direção da Caixa a abertura das agências aos sábados. A carga horária da categoria bancária é de seis horas, de segunda a sexta-feira, mas o banco insiste em ignorar. O trabalho no sábado, além de desrespeitar a lei, inviabiliza o repouso semanal remunerado pelo empregado, previsto em Acordo Coletivo.

O cronograma que prevê o funcionamento das agências no fim de semana foi divulgado na última terça-feira (14) pelo banco. A ampliação da carga de trabalho dos empregados foi definida para atender a demanda dos saques das contas inativas do FGTS. E as agências já abriram no último sábado, 18 de fevereiro.

De acordo com o Presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro, Maribaldes da Purificação a entidade vai continuar lutando pela categoria e não vai aceitar esse procedimento. “Queremos mais contratação e não sobrecarregar os funcionários. Essa medida é inaceitável por isso movemos esta ação. Entendemos que o banco precisa com caráter de urgência contratar mais pessoas.Os empregados não são obrigados a trabalhar no sábado. O trabalho em horários diferentes do contrato de trabalho é facultativo e é obrigatório o pagamento de horas extras”, explicou Maribaldes.

Entenda os Horários estendidos

A Caixa quer abrir agências nos primeiros sábados dos cronogramas mensais de pagamento (com exceção de abril, mês que o cronograma de pagamentos coincide com a Semana Santa): 18 de fevereiro, 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

Os trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro poderão realizar o saque da conta inativa do FGTS de 10 de março a 9 de abril. Os nascidos em março, abril e maio poderão realizar o saque da conta inativa do FGTS entre 10 de abril e 11 de maio. Nascidos nos meses de junho, julho e agosto vão sacar entre os dias 12 de maio e 15 de junho. Quem nasceu em setembro, outubro e novembro vai receber os valores em entre 16 de junho e 13 de julho. Já os nascidos em dezembro vão fazer o saque entre os dias 14 e 31 de julho.
Ascom/Seeb Juazeiro

Posts relacionados

Nesta segunda-feira (06) boletim aponta mais dois casos confirmados de H1N1 num total de 15 pessoas e três de covid-19 em Juazeiro

Redação Remanso News

Campo Alegre de Lurdes è destaque no FIRJAN entre os Municipios da Região

Redação Remanso News

Dados de H1N1 e COVID 19 desta segunda-feira (13) em Juazeiro

Redação Remanso News

HU inicia agendamento de consultas médicas por telefone em Petrolina

Redação Remanso News

Por conta da seca, Rio São Francisco praticamente desaparece em Xique-Xique

Redação Remanso News

Nova metodologia incentiva boas práticas no uso dos recursos hídricos da bacia do São Francisco

Redação Remanso News

Deixe um comentário