26.4 C
Remanso, BR
17 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Capitania fluvial alerta para pilotos e passageiros de embarcações redobrarem os cuidados devido o rio seco
Destaque Petrolina

Capitania fluvial alerta para pilotos e passageiros de embarcações redobrarem os cuidados devido o rio seco

O comandante da Marinha brasileira, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, disse que 80% dos acidentes com embarcações registrados em rios, lagos e mares do País são por “negligência, imperícia ou imprudência”. Entre Juazeiro, Paulo Afonso e região é a Capitania Fluvial do São Francisco, que tem a missão de orientar, coordenar e controlar atividades praticadas no Rio São Francisco e garantir segurança de navegação. Estão inscritos na agência cerca de 4.037 embarcações na área de atuação da agência. No total são 198 embarcações de passageiros inscritos.

No setor de Juazeiro e Petrolina, o Capitão-tenente Silvio Miranda, diz que atualmente a equipe realiza fiscalização e inspeções regularmente, além de ações feitas nos finais de semana e feriados. “O objetivo é sempre garantir a segurança dos passageiros das embarcações que fazem a travessia Petrolina e Juazeiro e para a Ilha do Rodeadouro, Ilha do Maroto e Ilha do Massangano. A fiscalização e vistoria são realizadas no rigor com pilotos de motos aquáticas, lanchas, barcos, balsas e canoas.

De acordo com o capitão, a vistoria das embarcações de passageiros é realizada por um engenheiro naval. Durante a vistoria além de outros quesitos mais específicos é observado se os equipamentos de segurança e de salvação estão completos para o número exigido de passageiros da embarcação e se há condições de segurança necessárias para trafegar. Nas fiscalizações também são abordadas as embarcações atracadas e verificam tripulação, lotação e equipamentos obrigatórios de segurança até coletes, sinalizadores, rádios e boias.

O Agente Fluvial alerta que a baixa vazão do rio São Francisco exige cuidados redobrados. O capitão alerta ainda que é sempre necessário conscientizar a população sobre os riscos e cuidados que se deve ter tanto em relação aos banhistas, como para os condutores de embarcações e motos aquáticas.

Via: Blog Geraldo José

Posts relacionados

Planos de saúde são obrigados a cobrir teste-rápido para dengue e chikungunya

Redação Remanso News

Governo descarta prorrogar auxílio e irá ampliar Bolsa Família

Redação Remanso News

Confirmada visita de Bolsonaro a Petrolina nesta sexta-feira (24); internautas fazem campanha no Twitter contra vinda do presidente

Redação Remanso News

Remanso: Sindicato dos trabalhadores Rurais promove evento em homenagem ao dia do trabalhador Rural

Redação Remanso News

Galvão Bueno melhora e deve deixar a UTI neste sábado

Redação Remanso News

Carteira de habilitação eletrônica já pode ser testada por motoristas

Redação Remanso News

Deixe um comentário