27.8 C
Remanso, BR
23 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Para atender setor elétrico a vazão do Rio São Francisco será reduzida a partir do reservatório de Xingó
Destaque

Para atender setor elétrico a vazão do Rio São Francisco será reduzida a partir do reservatório de Xingó

A vazão do rio São Francisco será reduzida para 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) a partir do reservatório de Xingó, entre os estados de Alagoas e Sergipe, a partir desta  quinta-feira (17 de agosto). A medida será aplicada após o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) conceder a licença para atender ao pedido formulado pelo setor elétrico.

O objetivo da medida é garantir a manutenção do volume útil do reservatório de Itaparica, localizado em Pernambuco, no Submédio do São Francisco em 15% e impedir que Xingó chegue ao volume morto. De acordo com explanação feita pela equipe técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a defluência de 550m³/s resultará em 0,4% da capacidade de armazenamento de Xingó até novembro próximo.

Diante da explanação, representantes dos órgãos de Sergipe se manifestaram de duas formas. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente alertou para a necessidade de monitorar a qualidade da água na região. Além disso, a Companhia de Abastecimento do Estado (Deso) antecipou que essa vazão irá dificultar a captação de água para atender a população. Para resolver o problema, a saída deve ser a aquisição de bombas flutuantes.

Participaram da reunião as equipes técnicas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf); governos dos estados de Sergipe e Alagoas; projetos irrigados Nilo Coelho e Jaíba, entre outros.

Nova rodada de discussão com vistas as condições hidrológicas da bacia do chamado rio da integração nacional está marcada para a próxima segunda-feira, dia 21, a partir das 10h.

Ascom CBHSF

Posts relacionados

Tempo: Ciclone tropical pode atingir a Bahia e Espírito Santo; meteorologistas em alerta

Redação Remanso News

Prefeitura de Remanso realiza a tradicional festa de Réveillon na prainha

Redação Remanso News

Estudantes têm até quarta para pagar Enem 2018

Redação Remanso News

Deputado Estadual Zó pede revitalização do São Francisco

Redação Remanso News

Crateras na BR 235 coloca em risco a vida dos condutores

Redação Remanso News

Loteamento Pombo Castelo

Redação Remanso News

Deixe um comentário