32.5 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Sanfoneira, Sebastiana, de São Raimundo Nonato tem história contada em programa da rede Globo
Geral

Sanfoneira, Sebastiana, de São Raimundo Nonato tem história contada em programa da rede Globo

O dia de trabalho indo embora e os dedos rasgando a sanfona. É assim que termina mais uma jornada da sertaneja, agricultora em São Raimundo Nonato, sudeste do Piauí, Maria Sebastiana Torres da Silva. Mas do que adianta tanto empenho musical quando a seca não dá trégua há pelo menos seis anos? “O sangue da terra é a chuva. Não tem chuva, não tem. Não tem o que? Colheita.”

Sem colheita, as festas diminuem e o dinheiro não gira para pagar os shows. “Durante o tempo que eu vivo com essa sanfona, é o momento mais difícil que estou passando na vida. Os shows estão sumindo”, conta a agricultora.

Se ganhar a vida com a música não está fácil, o jeito é juntar a família e acelerar o passo a caminho da roça. Juntar o trabalho de agricultora com o de sanfoneira foi o jeito que Sebastiana encontrou para sobreviver à dureza do sertão. Foi também a maneira de sustentar uma família de nove filhos. Dois deles, aliás, já se foram: um aos cinco anos, que morreu de meningite, e outro aos sete meses, que não aguentou a desidratação. Mas nem a seca e nem a dor de mãe foram capazes de tirar dessa mulher o dom da música.

REPORTAGEM ABAIXO:

https://www.youtube.com/watch?v=BGzL3ZmqRW0

E de onde vem toda a insistência do sertanejo? Ela conta para o Globo Rural: “Meu pai não dava fuga. Desde os sete anos que eu comecei a trabalhar. Era um bocado de filhos, cada um com uma enxadinha na mão. Minha primeira caneta foi a enxada e meu caderno o chão”. A história com a música também começou cedo, quando o pai vendeu um garrote de oito arrobas para presenteá-la com sua primeira sanfona.

“Quando estava com 11 anos de idade, toquei numa festa. Sentada, a sanfona, só ficava o queixo de fora. Consegui tocar numa festa de casamento e meu sonho virou realidade”. Para ela a agricultura e a música se misturam. “Artista é bom, agricultor é bom, mas só a música não dá, só a roça não dá. Junta os dois para conseguir viver.”

Ela aprendeu a tocar sozinha, insistindo, ouvindo rádio. E a sanfona virou uma companheira. “Virou uma namorada de fé. Tem hora que eu jogo o meu marido no chão da cama e deixou a sanfona comigo”, brinca Sebastiana.

Fonte: Saoraimundo.com

Posts relacionados

Neymar é operado em hospital de Belo Horizonte e inicia recuperação

Redação Remanso News

Casa Nova: Prefeito transforma sonho em realidade. A UNIFAN chegou!

Redação Remanso News

Mobilização social em prol de mulheres e suas famílias Campanha destaca histórias de mulheres que venceram desafios e transformaram suas vidas, graças à ação da LBV

Redação Remanso News

Remanso ganha Novo Centro Meteorológico

Redação Remanso News

Incra lança aplicativo para agilizar regularização fundiária. Tecnologia poderá ser utilizada por prefeituras

Redação Remanso News

Remanso adquire mais seis caminhões pipas para o interior‏

Redação Remanso News

Deixe um comentário