25.9 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Crise faz 104 municípios baianos demitir em massa até o fim do ano
Destaque Remanso

Crise faz 104 municípios baianos demitir em massa até o fim do ano

A crise está levando 90% dos municípios baianos a demitirem em massa os comissionados, terceirizados e prestadores de serviços neste último trimestre – diz Eures Ribeiro (PSD), prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia. As demissões oscilam entre 40% a 60% dos funcionários de cada município. Diminuição de remuneração para quem fica também está sendo comum. “Tem que cortar muito além do limite da gordura. Está um caos financeiro nos municípios”, lamenta Eures, um dos que assina carta entregue ao Planalto na sexta-feira, pedindo a edição de uma MP que socorra os municípios brasileiros nesse fim de ano. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) está à frente do pleito. Depende de Temer atender ao pedido.

As demissões oscilam entre 40% a 60% dos funcionários de cada município. Diminuição de remuneração para quem fica também está sendo comum.

Frustrações na arrecadação própria, queda nos recursos da repatriação (que salvaram municípios ano passado) e FPM menor do que o previsto pela União, além de queda acentuada nas transferências constitucionais. Isso tudo explica o caos nas finanças dos municípios brasileiros, diz a CNM em estudo recente.

Quanto menor a receita, maior o impacto dos gastos com pessoal, já que a Lei de Responsabilidade Fiscal prevê o limite máximo de 54% da Receita Corrente Líquida para municípios gastarem neste item.

A CNM levantou dados de 346 municípios baianos e identificou que 90 deles estão no limite, 47 já na margem emergencial, 104 já estouraram o limite e 105 estão ajustados. Como municípios têm a obrigação de cumprirem o piso do magistério e de entrarem com recursos para a saúde, não sobra nada. O jeito é demitir.

Da Redação

Posts relacionados

Remanso: Secretaria municipal de Saúde inicia a vacinação em idosos acima de 90 anos

Redação Remanso News

Redação Remanso News

Senador Alavaro Dias vê possível irregularidade em premio recorde da Mega-Sena

Redação Remanso News

Moro: Justiça Eleitoral não está apta a julgar crime de corrupção

Redação Remanso News

Tarcísio jura lealdade a Bolsonaro, mas diz não concordar em tudo

Redação Remanso News

Secretaria de Agricultura e Pesca de Remanso Lança Calendário de Visitas e Reuniões em Todas as Comunidades Beneficiadas Dando Continuidade ao Projeto “Vida Melhor no Campo

Redação Remanso News

Deixe um comentário