31.2 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Sem impressão: Diário oficial da união terá somente na versão online a partir desta Sexta-feira (01)
Destaque

Sem impressão: Diário oficial da união terá somente na versão online a partir desta Sexta-feira (01)

Após 155 anos, a Imprensa Nacional produziu no início da madrugada desta quinta-feira (30) a última edição impressa do “Diário Oficial da União”. A partir desta sexta (1º), o “DOU” passará a estar disponível somente na versão online O “Diário Oficial” circula desde 1º de outubro de 1862. As edições costumam ultrapassar 2 mil páginas diariamente, marca que rendeu recordes à publicação.

Dividida em três seções, a publicação oficial apresenta leis sancionadas, decretos do presidente da República, portarias ministeriais, nomeações, exonerações e licitações. A decisão de encerrar a impressão do Diário Oficial está entre ações que, segundo o governo, visam a desburocratizar a administração pública e reduzir custos.

De acordo com a Casa Civil, responsável pela publicação oficial, a impressão consome 60 toneladas de papel jornal todo mês (720 toneladas anuais), com um custo aproximado de R$ 204 mil mensais (R$ 2,5 milhões anuais).

A versão digital do Diário Oficial está disponível desde 1997. Atualmente, o site da Imprensa Nacional recebe 23 mil acessos diariamente, enquanto a tiragem da versão imprensa do “Diário Oficial” é de cerca de 6 mil exemplares. Na década de 1990, chegaram a ser impressos 90 mil exemplares diariamente.

Está prevista para esta quinta a assinatura de um acordo de cooperação entre a Imprensa Nacional e a empresa Microsoft. A parceria vai permitir o uso de ferramentas para leitura e processamento das informações de edições antigas do “DO”, melhorando a pesquisa e o acesso às leis, portarias e decretos publicados.

Rádio Mec

Posts relacionados

Covid-19: Prefeitura de Remanso determina fechamento do Cais para evitar aglomerações

Redação Remanso News

Ministério público pede exoneração de servidores de Remanso e Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Após 580 dias preso, Lula pode ser solto após decisão do STF

Redação Remanso News

STF confirma pedido da PF para ouvir Lula em inquérito ligado a Lava Jato

Redação Remanso News

Prefeito de Casa Nova assina ordem de serviços para construção do Pátio de Eventos e pavimentação de entorno

Redação Remanso News

Divididos, caminhoneiros sinalizam que vão parar a partir desta segunda-feira (01)

Redação Remanso News

Deixe um comentário