29 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • 31 de janeiro terá superlua, lua azul e lua de sangue na mesma noite
Destaque

31 de janeiro terá superlua, lua azul e lua de sangue na mesma noite

O próximo dia 31 promete ser especial para os amantes da lua. É que três fenômenos acontecerão de forma combinada: Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue. Os dois primeiros poderão ser, facilmente, observados no Brasil. A visualização do terceiro, no entanto, dependerá das condições climáticas. “Estes fenômenos são, de fato, muito raros. O último aconteceu há pelo menos 150 anos”, afirma o professor José Leonardo Ferreira, coordenador do Observatório Astronômico da Universidade de Brasília (UnB).

O primeiro fenômeno não é uma novidade em 2018. Em 1º de janeiro o brasileiro pode namorar uma Superlua. Ela acontece por conta de uma aproximação entre a Terra e seu satélite natural, o que faz com que nós vejamos a lua bem maior e mais brilhante. “A Superlua ocorre toda vez que a lua cheia ocorre na passagem do astro pelo seu perigeu, ponto da órbita da lua em que ela esta mais próxima da Terra (356 mil km, aproximandamente). Ela fica 15% maior e 30% mais brilhante”, explica o docente.

O segundo fenômeno não tem muita relação com a lua em si. Mas, sim, com o calendário. É que, normalmente, temos a ocorrência de apenas uma fase da lua (cheia, quarto minguante, nova e quarto crescente) por mês. Acontece que, eventualmente — por conta de uma diferença entre o calendário gregoriano e o calendário lunar — alguma delas se repete. Quando acontecem duas luas cheias por mês, a segunda recebe o nome de Lua Azul. Além de janeiro, o fenômeno acontecerá outra vez em 2018: no mês de março.

Correio Braziliense

Posts relacionados

Presidente do Senado mantém sequência ao rito de impeachment de Dilma

Redação Remanso News

Sento Sé: Secretaria de Saúde corta vantagens e gratificações de servidores municipais

Redação Remanso News

Operadora VIVO emite Nota Oficial aos usuários dos municípios afetados pela falta de sinal

Redação Remanso News

Zé Filho parabeniza Remanso pelos 117 anos de Emancipação política

Redação Remanso News

PRF apreende carga de 200 mil cigarros avaliados em R$ 1 milhão na Bahia

Redação Remanso News

Governo autoriza reajuste de 9,32% nos serviços prestados pelos Correios

Redação Remanso News

Deixe um comentário