30 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Gestante perde bebê no Hospital Municipal de Campo Alegre de Lourdes
Bahia Campo Alegre de Lurdes

Gestante perde bebê no Hospital Municipal de Campo Alegre de Lourdes

Na segunda-feira (19/2) a senhora Salvadora, gestante do seu primeiro filho, perdeu o bebê no Hospital Municipal (HM) de Campo Alegre de Lourdes. Depois de várias tentativas da equipe médica para realizar parto normal, a paciente foi submetida a um parto de cesariana para tirar o feto que já estava sem vida.

O Secretário Municipal de Saúde, Dirceu Júnior, divulgou nota oficial sobre o caso. Segundo ele a paciente teve todos os cuidados necessários para realização do parto.

De acordo com uma fonte  da redação, a gestante chegou ao HM na segunda-feira (19/02) por volta das 6h da manhã.

Conforme informações dessa mesma fonte, Salvadora, moradora do povoado Volta de Baixo, tinha comparecido ao hospital desde o dia 9 de fevereiro. Neste dia, o médico de plantão examinou e verificou que estava tudo bem com o bebê. Em seguida, a paciente foi orientada a retornar na sexta-feira da semana seguinte, dia 16, pois não tinha sinais de parto.

No dia marcado ela voltou ao HM, quando foi constatado mais uma vez que estava tudo bem com a criança. Salvadora foi encaminhada para ser atendida com outro médico no dia seguinte, sábado (17/02). Retornando ao HM, ela ficou sabendo que o médico a qual tinha sido encaminhada, não estava atendendo naquele dia. A gestante voltou pra casa. Na segunda-feira ela chega ao hospital em busca de atendimento.

A redação do Blog do Josué Mariano tentou entrar em contato com a diretora do hospital, Naiara (esposa do secretário de saúde), para maiores informações. Não obtivemos nenhuma resposta.

Também tentamos contato com a enfermeira que fez o pré-natal da gestante no Posto de Saúde, e com a enfermeira responsável técnica pelo hospital. Ambas não quiseram se pronunciar.

Ainda buscamos informações com a recepcionista do HM que trabalha nos finais de semana, e novamente ficamos sem retorno.

Por fim, conseguimos falar com um dos médicos que nos disse que a assistência ao parto transcorreu dentro das rotinas, e que o bebê teve sofrimento intrauterino e não resistiu. Os motivos, pelos quais chegou a esta situação, não se sabe informar. Outras informações fazem parte do sigilo profissional da equipe do hospital.

Veja a seguir nota oficial na íntegra, emitida pelo Secretário Municipal de Saúde:

Nota de Esclarecimento
A secretaria de saúde de Campo Alegre de Lourdes vem por meio desta nota, informar que a paciente de iniciais S.F.S deu entrada na unidade hospitalar na manhã da segunda feira (19/02), com indícios de trabalho de parto. Sendo constatado o início de trabalho de parto, a paciente foi acompanhada pela equipe da unidade, contudo teve o desfecho, infelizmente, desfavorável, uma vez que foi verificada a existência de natimorto (feto sem vida), tendo em vista os sinais que estavam sendo evidenciados no momento da evolução do parto.
Desta forma, para preservar a saúde e integridade da vida da paciente foi realizada intervenção cirúrgica para retirada do feto, sendo confirmado a morte fetal por não apresentar sinais vitais.

Esclarecemos que, desde a admissão da paciente na unidade, foram realizadas pela equipe as condutas terapêuticas e procedimentais para a evolução do parto da Sra. S.F.S.

Assim, venho expressar nossos sentimentos neste momento de sofrimento da família e renovo nosso compromisso para melhorar a qualidade da saúde campoalegrense.
No Facebook várias manifestações e comentários foram emitidos sobre o acontecido. A internauta Aldineide Flores exclamou:

“A  crueldade humana, que deixa uma mãe perder sua filha por negligência, é isso que acontece no hospital municipal de Campo alegre de Lourdes. Essa não foi a primeira vez e infelizmente não será a última, enquanto houver profissionais despreparados e desarmados”.

Via: Blog Josué Mariano

Posts relacionados

Rui Costa pode fazer reforma administrativa ainda neste semestre

Redação Remanso News

Prepare o bolso de novo: energia será reajustada 5,4% na Bahia

Redação Remanso News

Divulgação de resultado do concurso da PM e Bombeiros é adiada

Redação Remanso News

Mulheres negras tem três vezes mais chance de serem assassinadas na Bahia

Redação Remanso News

Servidores em protesto invadem o prédio da Prefeitura Municipal de Fartura do Piauí

Redação Remanso News

Poções: Justiça eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice

Redação Remanso News

Deixe um comentário