25.9 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
Casa Nova Notícias

Casa Nova se une na homenagem ao Padre Aluisio

Não houve diferenças partidárias e as críticas foram deixadas de lado momentaneamente. Eram quase todos os vereadores, inúmeras representações de comunidades do interior de Casa Nova, fiéis de todas as igrejas da cidade, uma multidão com o mesmo propósito: prestar homenagem ao Padre Aloisio Alves Borges, que depois de 16 anos, foi transferido de cidade e entregar-lhe o título de cidadão casanovense, uma iniciativa do Vereador Paulo Sérgio, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores.

O Presidente Paulo Sérgio, relembrando as caminhadas quando da chegada do padre Aloisio a Casa Nova; o vereador Helber de Né, católico, prestando homenagem emocionada; Dagmar Nogueira, discursou relembrando seu período de prefeita e sua amizade, as vezes estremecida e o compromisso do padre com os mais desfavorecidos; o vereador Alex, falando de Santana e do quanto a população do Distrito respeita o padre; o vereador Neto, o vereador Uilian, com um discurso de despedida emocionante. Foram assim os pronunciamentos, sem que se notasse diferenças políticas.

O prefeito Wilker Torres, que ao dirigir-se ao Bispo Dom Beto, disse que Casa Nova só estava “emprestando” o Padre à Paróquia de Remanso: “Vamos querer o padre Aloisio de volta”, não deixou de registrar o momento de dificuldades do País e de quanto faz falta a disposição para o enfrentamento às injustiças uma pessoa como o Padre Aloisio. Wilker, em primeira mão, falou sobre o tema da Festa do Interior, que será uma referência, lembrança e homenagem aos 80 anos da revolta de Pau da Colher e terminou solicitando apoio à Igreja Católica no resgate a esta parte da história de “luta e resistência” do povo de Casa Nova.

O Bispo de Juazeiro, Carlos Alberto Breis Pereira,  Dom Beto, falou do  que vê nas comunidades “nestes dois anos à frente da Diocese vi o sentimento de carinho pelo Padre em todas as comunidades do interior de Casa Nova”; falou da importância destes “novos desafios para o padre, depois de dezesseis anos” e concluiu dizendo que “não haveria melhor momento para a despedida que nesta data da Festa das Comunidades,  com Roda de São Gonçalo, uma das maiores manifestações culturais da região”.

Padre Aloisio, ao agradecer aos vereadores, chorou e fez chorar ao falar das dificuldades, das vitórias, das inúmeras lutas nestes dezesseis anos de sacerdócio na paróquia de Casa, “dois anos depois de ordenado”.

“Quantas vezes não dormi e quantas vezes fiquei doente”, disse relembrando as lutas da Camaragibe e outras em defesa dos mais miseráveis – “Quantas vezes a amizade foi confundida na época de política”; “quantas vezes foi necessário até me esconder diante das ameaças”.

A Roda de São Gonçalo, continuou após a entrega do título de cidadão casanovense ao padre Aloisio Alves Borges.

Além do prefeito Wilker Torres e da Primeira Dama, estiveram presentes à sessão solene, realizada no pátio da Casa da Retiro, conhecida como Chácara dos Padres, onde anualmente se realizada o Encontro das Comunidades o Delegado da Polícia Civil, Clériston Jambeiro, todos os vereadores, secretários, lideranças políticas, os padres da paróquia e o Padre Josemar, pároco da Catedral  de Juazeiro e o Bispo da Diocese, Dom Beto.

Ascom/PMCS

Posts relacionados

Polícia Civil de São Raimundo Nonato divulga vídeo do suspeito do homicídio que ocorreu esta madrugada e pede à população que ajude na identificação

Redação Remanso News

Operação Clístenes:PF tem lista dos que pagariam para ‘fraudar’ eleições

Redação Remanso News

Peticionamento eletrônico na PRF vai agilizar a prestação de serviços ao cidadão

Redação Remanso News

Sesc Petrolina realizará atividades físicas gratuitas para crianças e adultos

Redação Remanso News

Deputados aprovam lei que beneficia prefeitos que ultrapassam limite de gastos com pessoal

Redação Remanso News

Jatinho cai e mata presidentes de seguros e de previdência do Bradesco

Redação Remanso News

Deixe um comentário