29.5 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Constesf discute combate à intolerância religiosa com representantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Notícias

Constesf discute combate à intolerância religiosa com representantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) recebeu, na ultima segunda-feira (16), membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), da Rede Sertão do São Francisco de Combate ao Racismo Institucional e representantes de terreiros de Juazeiro para discutir estratégias de combate à violência que as casas religiosas de matrizes africanas estão sofrendo na cidade.

Durante a reunião, que contou com a presença do advogado Jorge Torres, representando a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi) e da delegada da polícia civil de Juazeiro, Licelma Gomes, foram expostos vários casos de agressão aos terreiros de Juazeiro, esclarecidos o andamento de denúncias já realizadas e debatidos novos encaminhamentos de combate à violência.

Emerson Oliveira, babalorixá do Terreiro de Candomblé Abaça Caiango Macuajô de Juazeiro, relatou que desde março o seu terreiro vem sofrendo agressões e ameaças.  “Eles quebraram os assentamentos dos exus e deixaram uma placa ameaçando derrubar minha casa. A gente precisa encontrar esses agressores e puni-los para que a sociedade veja que não somos cão sem dono. Nós somos religião, somos povos de terreiro e queremos respeito”, contou.

O coordenador de projeto do Constesf, Mauro Macêdo, ressaltou a importância da união dos seguimentos sociais na luta contra o racismo e intolerância religiosa. “O Constesf tem o objetivo de estar inserido em debates para construção de políticas públicas em nosso território, dentro de redes de combate a intolerância religiosa, racismo, machismo e homofobia. Assim como estamos inseridos em outras lutas, estamos aqui para que sejamos uma porta para a chegada de políticas para essas minorias. É um absurdo o que está acontecendo em Juazeiro e esperamos que, a partir dessas reuniões, medidas mais efetivas sejam tomadas”, declarou.

Ascom Constesf

Posts relacionados

Crime da garota Beatriz não aconteceu no local onde corpo foi encontrado, diz delegado

Redação Remanso News

Aprovada emenda de R$ 300 milhões para revitalização do ‘Velho Chico emenda do Senador Otto Alencar

Redação Remanso News

Campo Alegre de Lourdes: Loja de peças é assaltada

Redação Remanso News

Fim de ano: Veja como fica o funcionamento das agências da Coelba

Redação Remanso News

Chacina: Mais dois jovens moradores de Pilão Arcado são brutalmente assassinados

Redação Remanso News

Bahia Pesca Itinerante chega a cidades de Pilão Arcado, Sento Sé e Juazeiro a partir desta segunda-feira (16)

Redação Remanso News

Deixe um comentário