31.6 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
Juazeiro Notícias Petrolina Sobradinho

Espaço do Leitor: Juazeiro e sua política

É notório que a cidade de Juazeiro carece muito de avanços em sua infraestrutura. Quem viaja e faz a comparação de nossa cidade com outras de médio porte, vê de cara que estamos entre um abismo até de uma cidade “melhorzinha”. Poderíamos citar exemplos como Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte, Crato e Sobral (CE), Vitória da Conquista e Feira de Santana (BA) e diversas outras se formos em direção ao Sudeste e Sul do país. Mas não precisa ir tão longe. É só olha para o outro lado do rio e ver Petrolina dando uma aula de como os investimentos em infraestrutura alavancam o crescimento e desenvolvimento de uma cidade.

A partir das obras de estruturais, a iniciativa privada é estimulada a investir mais no local. Abre mais empregos, movimenta mais o comércio local. As pessoas se sentem mais confiantes em reformar e construir novas moradias. O município arrecada mais impostos, ganhando um maior volume para investimentos em saúde, educação, segurança pública e na melhoria da própria infraestrutura. É uma roda.

Um governo que enxerga isso estará praticando o óbvio. Contudo, infelizmente não é o que acontece com nossa querida Juazeiro. Temos políticos notadamente fracos, que não conseguem imaginar o “feijão com arroz” na administração pública. Deputados estaduais que não aparecem nem para opinar sobre isso, quanto mais para lutar por recursos. E Deputados Federais? Simplesmente, não temos!

Juazeiro precisa urgentemente de executar o projeto da travessia urbana e garantir maior mobilidade para quem trafega e mudar a paisagem urbanística da cidade; precisa urgentemente mudar o Mercado do Produtor de lugar e implodir aquela “babilônia” comercial, suja e desorganizada que ali está; precisa abrir novas avenidas, duplicar e urbanizar as já existentes, com ciclovias, pistas de caminhada, arborização e iluminação; e mais uma vez, urgentemente, precisa ser saneada, acabar com esses canais vergonhosos de esgotos que atravessam vários trechos da cidade e infestam de muriçocas as nossas casas. A partir disso, todo o resto vai vim (ruas saneadas e pavimentadas, bairros com praças e centros de prática de esportes, etc). Sem isso, nossa cidade continua fadada a ser conhecida como a terra da bagunça, da sujeira e do mau cheiro.

Os ex-prefeitos não trilharam esse rumo. Digo isso porque nunca apresentaram nenhum projeto desse nível para a cidade, nem sequer ainda no campo das ideias. O atual grupo que governa o município avançou um pouco. Até pensou, projetou algumas coisas, mas não conseguiu tirá-las do papel e por isso, demonstrou fraqueza política mesmo diante do alinhamento com os governos estadual e federal. Um exemplo disso é que no mês passado o Prefeito Municipal anunciou um pacote de obras que gira em torno de 40 milhões de reais. Esse mês, o prefeito pretrolinense lançou um programa em infraestrutura orçado em 300 milhões. É o fato que comprova o que digo. Já o Governo do Estado da Bahia, promete deste a gestão passada, duplicar a BA 210 no trecho entre o Mercado do Produtor e o contorno para Sobradinho. Nem isso, uma obra barata, conseguimos obter. Que parceiro é esse?

Já que estamos em período eleitoral, é bom pensar nisso, tanto os candidatos quanto eleitores.

Manoel Pires – Bairro Santo Antônio – Geraldo José

Posts relacionados

Coronavírus: Três vacinas já estão em fase de testes em humanos, diz OMS

Redação Remanso News

Prefeitura de Petrolina reforça proibição de fogueiras e fogos em período junino

Redação Remanso News

Sudesb e Comando Geral da PM reúnem-se para tratar de conjunto de obras em unidades militares. 9º GBM em Juazeiro será contemplado

Redação Remanso News

Marido mata esposa a facadas em São Raimundo Nonato

Redação Remanso News

Prefeitura De Petrolina Leva Orientação Sobre Saúde Do Homem Para Policlínica Municipal 

Redação Remanso News

Doença de Chagas: Risco de transmissão é alto em 23% das cidades baianas

Redação Remanso News

Deixe um comentário