25 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Bioma Caatinga inicia novas ações no semiárido baiano
Geral

Bioma Caatinga inicia novas ações no semiárido baiano

O terceiro ciclo do programa Bioma Caatinga irá beneficiar, até 2019, 600 criadores de caprinos e ovinos, além de 30 micro e pequenas empresas ligadas à caprinovinocultura nos municípios de Juazeiro, Remanso, Casa Nova, Curaçá e Uauá, no norte da Bahia.

O programa, fruto da parceria entre o Sebrae Bahia e a Fundação Banco do Brasil, é desenvolvido na região desde 2013, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da caprinovinocultura, levando conhecimento, inovação no manejo e elevação da qualidade dos animais para os seus criadores, além de acesso a mercados e a crédito financeiro, para futuros investimentos no segmento.

Coordenador do Bioma da Caatinga e analista do Sebrae em Juazeiro, Carlos Robério Araújo explica que o programa começou com a identificação e organização dos produtores em cerca de 40 territórios, nos cincos municípios atendidos. Depois, priorizou estratégias para integrar ações entre os produtores e empresas ligadas ao setor. Robério destaca que a nova etapa do Bioma visa intensificar o acesso do produtor a novos mercados, buscando maior participação nos lucros dos negócios que produz, eliminando intermediários na venda da carne, por exemplo, ou comercializando diretamente com grandes redes de atacado e varejo.

“O grande desafio desse ciclo é melhorar a competitividade do produtor rural, da loja de insumo, do abatedouro, do frigorífico e do supermercado. Nossa meta é fazer com que o varejista perceba que precisa se articular direto com quem produz, para que, juntos, ofereçam produtos de mais qualidade e com preço melhor para o consumidor”, planeja.

Para essa nova etapa, foram liberados recursos que chegam a quase R$ 1,6 milhão. Vinte e cinco profissionais credenciados no Sebrae Bahia, entre eles zootecnistas, veterinários, técnicos agrícolas e jornalista vão atuar em funções integradas de agentes de desenvolvimento rural, supervisores, agentes de comunicação e marketing, de mercado e correspondente de crédito, na sede e zona rural dos municípios.

A agricultora Maria Domingas dos Santos, da comunidade de Xique-Xique, em Remanso, será mais uma vez beneficiada com as ações do programa. Ela já vem recebendo orientações técnicas no campo desde a implantação do Bioma, e revela que o programa mudou muita coisa na vida dos produtores, principalmente nas áreas de manejo e alimentação.

“Antes, os animais ficavam todos juntos. Com orientação, passamos a separar as prenhas, os cabritos e o reprodutor em espaços diferentes, os chamados ‘cochos privativos’. Investimos também em mudas forrageiras, armazenamos o alimento, que dura até os períodos mais secos e aliado à ração incrementa a alimentação dos animais. Estamos perdendo menos cabritos e aumentando a produção do rebanho”, comemora a agricultora.

Em visita recente a Juazeiro, representantes da Fundação Banco do Brasil, viram de perto como o programa está iniciando o terceiro ciclo nos municípios. Cerca de 60 produtores atendidos pelo Bioma Caatinga e donos de abatedouro e empresas foram entrevistados pelos técnicos da fundação. “Percebemos que o Bioma está ajudando os produtores a sair do amadorismo em relação à criação de animais e profissionalizando a atividade, com acréscimo de renda e acesso a novos canais de comercialização. Acredito que vamos avançar ainda mais”, disse o assessor sênior de avaliação de projetos sociais da Fundação BB, Cleiton Maciel.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

Posts relacionados

Valdiano Presidente do PSB de Campo Alegre de Lurdes, Repudia o Descaso com o Município e Diz que Campo Alegre foi Esquecido ou Excluído pelos Governos Estadual e Federal

Redação Remanso News

Site, Domínio e Email Profissional, clique no link e Venha pra Bravulink

Redação Remanso News

Professor observa possível caso de plágio no ENEM

Redação Remanso News

Profecia bíblica, chip que seria “a marca da besta” tem diferentes interpretações religiosas

Redação Remanso News

Planos dos ganhadores da Mega incluem apoio à caravana para visitar Lula

Redação Remanso News

Você sabe qual a diferença entre herança e seguro de vida?

Redação Remanso News

Deixe um comentário