29.6 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Incêndio de grandes proporções destrói o Museu Nacional no Rio de Janeiro
Destaque

Incêndio de grandes proporções destrói o Museu Nacional no Rio de Janeiro

Um incêndio de grandes proporções atinge o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. O fogo começou por volta das 19h30 deste domingo (2) e, até a última atualização desta reportagem, seguia destruindo as instalações da instituição que foi criada por Dom João VI e completou 200 anos em 2018.

O Museu Nacional é uma instituição autônoma, integrante do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vinculada ao Ministério da Educação. A instituição foi criada por D. João VI, em 6 de junho de 1818. Como museu universitário, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem perfil acadêmico e científico.

O museu contém um acervo histórico desde a época do Brasil Império. Destacam-se em exposição: a coleção egípcia, que começou a ser adquirida pelo imperador Dom Pedro I; a coleção de arte e artefatos greco-romanos da Imperatriz Teresa Cristina; as coleções de Paleontologia que incluem o Maxakalisaurus topai, dinossauro proveniente de Minas Gerais; o mais antigo fóssil humano já encontrado no país, batizada de “Luzia”, pode ser apreciado na coleção de Antropologia Biológica, entre outros.

Segundo a assessoria de imprensa do museu, não há feridos. As causas do fogo, que começou após o fechamento do museu a visitantes, ainda serão investigadas.

Calcula-se que o acervo tenha cerca de 20 milhões de itens, que estão sendo completamente destruídos pelo fogo, como mostram as imagens do Globocop.

Fonte: G1 RJ
Foto: Reprodução TV Globo

Posts relacionados

Prefeitura prorroga por mais 10 dias decreto de funcionamento de comércios e serviços não essenciais em Remanso

Redação Remanso News

Papa canoniza Irmã Dulce, a primeira santa brasileira

Redação Remanso News

Governo Federal libera R$ 73 milhões para escolas públicas da Bahia

Redação Remanso News

Obra da Adutora do Rio São Francisco para Campo Alegre de Lourdes falta pouco mais de 20% para conclusão

Redação Remanso News

Cai liminar que favorecia Isaac Carvalho. Decisão do STJ habilita Isaac para exercício de cargos

Redação Remanso News

TSE pede que governo mude horário de verão 2018 devido às eleições

Redação Remanso News

Deixe um comentário