25.3 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Sento-Sé
  • Ciclo de palestras destaca a tecnologia no cultivo da palma no semiárido baiano
Sento-Sé

Ciclo de palestras destaca a tecnologia no cultivo da palma no semiárido baiano

Criadores de animais de Sento Sé serão os próximos a conhecer as vantagens e novas técnicas do cultivo da palma

Referência em cultivo de palma forrageira no Brasil, o engenheiro agrônomo Paulo Suassuna está passando pela região Norte da Bahia para orientar criadores de caprinos e ovinos, estudantes e profissionais da área sobre o manejo e importância do uso da palma para alimentar animais nos períodos de longa estiagem no semiárido baiano.

Promovido pelo Sebrae em Juazeiro, o seminário “A tecnologia do cultivo intensivo de palma forrageira” foi realizado nesta quinta-feira, 25, no Centro Recreativo, em Sobradinho. Suassuna apresentou aos participantes o método de sistema intensivo que criou e que garante produtividade até dez vezes maior que o modelo tradicional de cultivo de palma. A escolha da muda, época de plantio, técnicas de adubação e nutrição, posição das raquetes (sementes) no terreno são diferenciais no método, que apresentam resultados positivos em qualquer região semiárida.

“A proposta é difundir essa tecnologia para os pequenos produtores da região, para que produzam palma com mais qualidade e em quantidade superior ao que vem praticando”. O especialista ressaltou ainda que a palma é a principal forrageira para garantir a alimentação animal no período mais seco. “A planta precisa de menos água que o milho e o sorgo, por exemplo, para se desenvolver e bem. Em tempo de escassez de água a palma é considerada a princesinha do sertão no mundo”. Durante a programação, Suassuna também orientou como controlar a cochonilha silvestre, praga que pode destruir a plantação.

Orlando Vieira, criador de caprinos e ovinos e estudante de agroecologia, disse que nunca acreditou na produção de palma e sempre alimentou seus animais com capim forrageiro. Mas depois da palestra, obteve uma ideia totalmente diferente do cultivo do cacto. “Por falta de conhecimento a gente peca demais. São muitos fatores que interferem na produtividade da palma. Até a época para plantar deve ser levada em conta. Já estou buscando mudas e vou cultivar na minha propriedade”.

A agricultora Amanda Monteiro participou da palestra em Casa Nova, também realizada esta semana. Ela já tem cinco variedades de palmas na propriedade e quer aumentar a produtividade das plantações, com as orientações de Suassuna. “O seminário foi bastante esclarecedor. Tiramos muitas dúvidas e acredito que todos irão colocar o aprendizado em prática em suas propriedades e produzir alimento para o rebanho com menor custo”.

Os seminários são realizados pelo Sebrae em Juazeiro e conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, Banco do Nordeste, Sindicato dos Produtores Rurais de Casa Nova e prefeitura municipais. As palestras estão levando conhecimento para que os produtores possam melhorar suas formas de manejo na produção da palma forrageira, que já é utilizada como base alimentar dos rebanhos no semiárido baiano e se destaca principalmente pela resistência à seca”, destacou Carlos Cointeiro, gerente regional do Sebrae.

Próximo evento

O próximo evento acontece no dia 7 de novembro, na Escola Sete de Setembro, no município de Sento Sé. As inscrições gratuitas podem ser feitas na própria escola, Secretaria de Agricultura ou na sede do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade. Informações pelo telefone (74) 3612 0827.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

Posts relacionados

Ação apreende quase meia tonelada de peixe pescado ilegalmente em Remanso e Sento Sé

Redação Remanso News

Prefeito de Sento Sé é Condenado a Seis Anos de Prisão Por Desvios de Recursos Públicos

Redação Remanso News

Sento-Sé: Prefeita Ana estende o estado de emergência em saúde pública

Redação Remanso News

Conheça a história do sentoseense Lucas Santos jogador da Sub-20 da Juazeirense

Redação Remanso News

Prefeitura de Sento Sé contrata cooperativa sem aprovação da Câmara

Redação Remanso News

Jogador da seleção brasileira é natural de Sento Sé ou não?

Redação Remanso News

Deixe um comentário