30.6 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Convênio dinamizará produção de Mamona na Bahia
Bahia Destaque

Convênio dinamizará produção de Mamona na Bahia

Foi assinado, na ultima sexta-feira (9), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador, um convênio voltado para o fortalecimento da produção de mamonas nos Territórios de Identidade Piemonte da Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Chapada Diamantina e Irecê, localizados na região semiárida da Bahia. 

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, e a Cooperativa Mista de Produção, Aquisição e Serviço do Estado da Bahia (Coopersertão), assinaram o documento. A ação faz parte do projeto Bahia Produtiva e integra o Edital de Alianças Produtivas Territoriais.

O convênio vai beneficiar 1,1 mil famílias de cooperados e quatro entidades vinculadas, envolvendo jovens, mulheres, comunidades quilombolas, assentados da reforma agrária, que tem na mamona a principal fonte de renda. O investimento total é de R$ 2,5 milhões. São 6,6 mil hectares plantados, com uma produção de 500 quilos de mamona por hectare, ao ano. 

A expectativa é que, com a implantação do projeto, o aumento da produção seja de 30%, com ações que incluem desde a produção de sementes certificadas, que serão distribuídas aos beneficiários; o uso do trator, com implementos agrícolas; a construção de galpões, para armazenamento da produção e a utilização de equipamentos para o beneficiamento da mamona, além de um contrato para a comercialização da produção com a Petrobrás Bio Combustíveis.

De acordo com o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, desde 2015, quando o Governo do Estado lançou o oficialmente o projeto, o objetivo era fortalecer as cadeias produtivas na Bahia. “O projeto tem a finalidade de fortalecer e tornar sustentáveis as cadeias produtivas. A mamona, uma planta típica do semiárido, tem um mercado aberto, com utilização não somente para combustíveis, mas também para uso medicinal, alimentação animal, e o território de Irecê tem sido um referencial”, afirma. 

Fonte: Ascom/SDR

Posts relacionados

Balanço: em sete meses, polícia apreende mais drogas do que o ano inteiro de 2017 na Bahia

Redação Remanso News

Constesf inicia recuperação do trecho da BA 210 entre Sobradinho e Sento-Sé

Redação Remanso News

Ações de Lázaro reacendem debate sobre saídas temporárias e progressão de regime

Redação Remanso News

Remanso comemora 116 anos de emancipação política nesta terça-feira (09) de agosto

Redação Remanso News

Juazeiro e Salvador sediam plenárias eleitorais do comitê do São Francisco

Redação Remanso News

Deputado Adolfo Viana afirma que base Governista vira as costas para os Servidores

Redação Remanso News

Deixe um comentário