Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
25.5 C
Remanso, BR
10 de dezembro de 2019
Remanso News
  • Home
  • Juazeiro
  • Professores vão representar Juazeiro em Congresso Paradesportivo Internacional
Juazeiro

Professores vão representar Juazeiro em Congresso Paradesportivo Internacional

Dois professores da rede municipal de Juazeiro (BA) vão representar a cidade no no 6º Congresso Paradesportivo Internacional, o maior evento científico do seguimento que acontecerá de 1º a 4 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os profisisonais que tiveram trabalhados aprovados para o evento são: Natanael Barros, da Escola Argemiro e Elionaldo Bringel, da Escola Terezinha Ferreira e vencedor do Prêmio Professores do Brasil 2018.

Com o objetivo de trocar experiências e conhecimentos em prol do desporto paralímpico, pesquisadores, doutores, mestres e estudantes de Educação Física terão a oportunidade de participar das mais de 29 atrações durante os quatro dias do evento. O evento contará com a participação de mais de 1.100 inscritos de oito países: Brasil, Botsuana, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos e Paraguai.

Os trabalhos aprovados de Juazeiro surgiram após o projeto de pesquisa de mestrado do professor Natanael, que se dedicou a investigar os efeitos da canoagem na coordenação motora de crianças e adolescentes com síndrome de Down, de Juazeiro e da vizinha cidade de Petrolina (PE). O projeto atende 08 crianças com Síndrome de Down e 06 adultos com deficiência motora, que participam das aulas práticas no Rio São Francisco e na piscina da Univasf.

Trabalhos

Os trabalhos aprovados foram: ‘Adaptação de um protocolo para mensurar a aptidão cardiorrespiratória em pessoas com deficiência motora que praticam paracanoagem’; ‘Adaptação do teste rast para mensurar a potência anaeróbia em praticantes de paracanoagem’; ‘A extensão universitária como meio de formação profissional para atuar na paracanoagem’; ‘Efeitos de 8 semanas de treinamento de canoagem no equilíbrio dinâmico de crianças com Sídrome de Down’; ‘Efeitos de um programa de 8 semanas de canoagem no equilíbrio estático de crianças com Sídrome de Down’.

No total foram aprovados seis trabalhos dos professores do município e membros do Grupo de Pesquisa em Atividade Física Adaptada (GEPAFA), coordenado pelo professor da Univasf Leonardo Gasques, e que busca desenvolver as competências necessárias ao profissional de Educação Física e de áreas afins para atuar com pessoas com deficiência. O GEPAFA atua em três linhas de ação: esporte adaptado, inclusão, desenvolvimento motor e maturação de crianças e adolescentes com deficiência.

Por: Carlos Britto

Posts relacionados

Juazeiro no pódio: Rafella Augusta vence 1ª etapa do campeonato baiano de maratonas aquáticas.

Redação Remanso News

Prefeitura divulga novo cronograma de Processo Seletivo da SEDUC

Redação Remanso News

Abertas as inscrições para o Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar que acontece em dezembro, em Juazeiro

Redação Remanso News

Juazeiro: Meia Maratona Tiradentes tem inscrições prorrogadas e nova data para acontecer

Redação Remanso News

CGU: Juazeiro ultrapassa Salvador e atinge status de Município Transparente

Redação Remanso News

Após reclamação de comunitário, secretaria envia nota sobre funcionamento da Praça da Juventude de Juazeiro

Redação Remanso News

Deixe um comentário