28.1 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Juazeiro
  • Professores vão representar Juazeiro em Congresso Paradesportivo Internacional
Juazeiro

Professores vão representar Juazeiro em Congresso Paradesportivo Internacional

Dois professores da rede municipal de Juazeiro (BA) vão representar a cidade no no 6º Congresso Paradesportivo Internacional, o maior evento científico do seguimento que acontecerá de 1º a 4 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os profisisonais que tiveram trabalhados aprovados para o evento são: Natanael Barros, da Escola Argemiro e Elionaldo Bringel, da Escola Terezinha Ferreira e vencedor do Prêmio Professores do Brasil 2018.

Com o objetivo de trocar experiências e conhecimentos em prol do desporto paralímpico, pesquisadores, doutores, mestres e estudantes de Educação Física terão a oportunidade de participar das mais de 29 atrações durante os quatro dias do evento. O evento contará com a participação de mais de 1.100 inscritos de oito países: Brasil, Botsuana, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos e Paraguai.

Os trabalhos aprovados de Juazeiro surgiram após o projeto de pesquisa de mestrado do professor Natanael, que se dedicou a investigar os efeitos da canoagem na coordenação motora de crianças e adolescentes com síndrome de Down, de Juazeiro e da vizinha cidade de Petrolina (PE). O projeto atende 08 crianças com Síndrome de Down e 06 adultos com deficiência motora, que participam das aulas práticas no Rio São Francisco e na piscina da Univasf.

Trabalhos

Os trabalhos aprovados foram: ‘Adaptação de um protocolo para mensurar a aptidão cardiorrespiratória em pessoas com deficiência motora que praticam paracanoagem’; ‘Adaptação do teste rast para mensurar a potência anaeróbia em praticantes de paracanoagem’; ‘A extensão universitária como meio de formação profissional para atuar na paracanoagem’; ‘Efeitos de 8 semanas de treinamento de canoagem no equilíbrio dinâmico de crianças com Sídrome de Down’; ‘Efeitos de um programa de 8 semanas de canoagem no equilíbrio estático de crianças com Sídrome de Down’.

No total foram aprovados seis trabalhos dos professores do município e membros do Grupo de Pesquisa em Atividade Física Adaptada (GEPAFA), coordenado pelo professor da Univasf Leonardo Gasques, e que busca desenvolver as competências necessárias ao profissional de Educação Física e de áreas afins para atuar com pessoas com deficiência. O GEPAFA atua em três linhas de ação: esporte adaptado, inclusão, desenvolvimento motor e maturação de crianças e adolescentes com deficiência.

Por: Carlos Britto

Posts relacionados

Carnaval de Juazeiro: De Luiz Caldas a Devinho Novaes; Lançada programação

Redação Remanso News

Exportação de frutas do Vale do São Francisco deverá bater recorde

Redação Remanso News

Juazeiro: Médicos entram em greve e se queixam de salários e condições de trabalho

Redação Remanso News

Polícia Civil De Juazeiro Deflagra A Operação “Fechados” Contra Autores De Homicídios Em Juazeiro E Apreende Artefatos De Explosivos

Redação Remanso News

Secretaria de Saúde contrata 12 médicos em caráter emergencial em Juazeiro

Redação Remanso News

Atualização H1N1 e COVID 19 desta quinta-feira (26), em Juazeiro

Redação Remanso News

Deixe um comentário