31.6 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Supostas irregularidades colocam implantação da placa Mercosul na mira do MP baiano
Bahia

Supostas irregularidades colocam implantação da placa Mercosul na mira do MP baiano

A implantação da placa no padrão Mercosul na Bahia é alvo do Ministério Público da Bahia (MP-BA) que expediu recomendação ao diretor do Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Lúcio Gomes, nesta terça-feira (18). O ofício, obtido pela reportagem do BNews, é assinado pelas promotoras Rita Tourinho e Célia Oliveira Boaventura.

No documento, é sugerido a suspensão da portaria nº 1457/18, além da “adoção de procedimentos legítimos que garantam a legalidade e moralidade dos processos de credenciamento e cadastramento compatíveis com o novo sistema de identificação de veículos”. A portaria à qual o órgão se refere determina a empresa Promac Industrial – Produtos de Metais Ltda como fabricante e fornecedora de placas de identificação de veículos automotores no estado.

Na recomendação, as promotoras consideram o mandado de segurança concedido no último dia 30, “após fortes indícios de irregularidades”, que suspendeu os efeitos da portaria nº 1273/18, a qual fixa regras para empresas serem autorizadas a emplacar veículos com o novo modelo. O pedido foi feito pela Associação Baiana de Empresas Estampadoras de Placas e Tarjetas Automotivas (ABEEP), que considerou o prazo de 30 dias muito pequeno para cumprir as exigências.

As representantes do órgão público ponderam que o referido cadastramento fundamentado em portaria não atende às especificações do sistema de placas Mercosul e constitui clara violação indireta à decisão judicial antes referida. Além disso, acrescentam que “há fortes indícios de prática de ato de improbidade administrativa”.

No documento, o MP dá prazo de cinco dias para que sejam informadas à promotoria as providências adotadas.

A recomendação do MP-BA é comemorada pelo presidente ABEEP, George Lélis. “Acho perfeita. Nós sabemos que têm três empresas para entrar na Bahia, e apenas uma foi cadastrada até agora. Nós não sabemos como vai ser o contrato com a única empresa que existe. Não tem nem tempo hábil para atender a vontade do Detran de colocar para rodar na próxima semana. Vai ser prejuízo muito grande para população e empresários. Por que não deixar isso para o mês que vem?  Por que não obedecer a uma liminar da Justiça, que a gente conseguiu após alegar que não tinha os equipamentos necessários ainda?”, disse ao BNews.

E continua: “a associação não é contra a placa Mercosul, a gente só acha que não precisa ser nessa correria. Veja o que deu no Rio de Janeiro que tem três modelos de placa, e depois ficou comprovado que o sistema não estava pronto”.

Procurada pelo site, a assessoria do Detran informou que o órgão não foi notificado pelo MP-BA, e não disse se aceitaria a indicação. “De qualquer forma, a recomendação do Ministério Público não afeta em nada a entrada em vigor da nova placa Mercosul, na Bahia, no dia 26 de dezembro, porque o Detran vai cumprir o que determina a resolução do Denatran [Departamento Nacional de Trânsito], que dispõe sobre as regras para a implantação da placa Mercosul em todos os estados”, informa a nota enviada.

O prazo para implantação da placa veicular padrão Mercosul foi alterado três vezes na Bahia. Agora, foi prorrogado para o dia 26 de dezembro. O motorista que emplacar o veículo até esta sexta-feira (21) continuará com o modelo vigente. Depois desse período, será feita uma atualização no sistema para o novo padrão, obrigatório para veículos zero quilômetro e nos casos de transferência de propriedade, de jurisdição e de município e alteração de categoria do veículo. O valor médio cobrado pelas placas atuais no estado é de R$ 195.

Fonte Bocão News

Posts relacionados

Celulares piratas serão bloqueados na Bahia e mais 14 estados a partir deste domingo, 24

Redação Remanso News

Operação militar desarticular plantações de maconha na região, inclusive em Juazeiro e Curaçá

Redação Remanso News

Garantia Safra destina mais R$ 130 milhões aos agricultores familiares

Redação Remanso News

Bahia: Secretário reforça fala de Governador sobre corte salarial de professores faltosos

Redação Remanso News

Casa nova amplia serviços de saúde às comunidades do interior

Redação Remanso News

Solenidade de Trasmissão de Cargo dos Comandantes das Unidades Operacionais da PMBA Sediadas em Juazeiro

Redação Remanso News

Deixe um comentário