28.1 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Rio São Francisco poderá ser contaminado com lama e resíduos de desastre de Brumadinho
Destaque Notícias

Rio São Francisco poderá ser contaminado com lama e resíduos de desastre de Brumadinho

“Diretor do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco alerta para contaminação e que “cenário real” do desastre de Brumadinho só deve ser conhecido na próxima semana. Chuvas podem acelerar problema”

“O rompimento de barragens da Vale no Córrego do Feijão, ”no município de Brumadinho (MG), provavelmente irá causar danos ambientais em um dos mais importantes rios brasileiros: o Rio São Francisco.

O Rio Paraopeba, atingido por lama e resíduos contaminados com a destruição, é um dos afluentes do São Francisco. “Vai atingir, a não ser que volume de lama fosse pouco. O rio tem velocidade e vai chegar”, explicou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) na região do Rio “

Há pouco mais de três anos, quando a Barragem do Fundão, em Mariana, rompeu-se, não se sabia que o maior desastre ambiental do País deixaria 19 mortos, um rio poluído e um povoado destruído. E na ultima sexta-feira 25 de janeiro aconteceu de novo, a aproximadamente 126 Km dali. A barragem da Mina Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, cedeu. Como há três anos, ainda não se sabe os impactos, mas vários corpos já foram encontrados, o Rio Paraopeba já foi atingido e há a possibilidade de a lama alcançar o Rio São Francisco.

A Agência Nacional de Águas (ANA) disse, em nota, que está “monitorando a onda de rejeito”, mas não descarta que a lama chegue ao Rio São Francisco, uma vez que o Rio Paraopeba faz parte do Bacia do Velho Chico, desaguando neste. Segundo a ANA, a hidrelétrica Retiro Baixo, que limita o Paraopeba da Represa Três Marias (onde está o São Francisco) poderá amortecer a onda de rejeitos, mas não há garantia de que a lama não contamine o Velho Chico. “Estima-se que essa onda atingirá a usina em cerca de dois dias”, disse.

Posts relacionados

Dengue já matou 77 pessoas no Brasil este ano

Redação Remanso News

Em ato autoritário, Prefeito de Remanso Marcos Palmeira (PCdoB), desconta salários dos professores em greve, e rasga acordo assinado pela Secretaria de Educação e equipe de governo, e deixa dezenas de mães e pais de famílias em situação difícil

Redação Remanso News

Ex-Prefeito Zé Filho deixa PTN e filia-se ao PSD

Redação Remanso News

Faroeste: Juiz nega pedido e ex-presidente do TJ-BA vai usar algema durante escolta para sala de audiência

Redação Remanso News

Rui consulta TCE para contratar policiais civis

Redação Remanso News

População de Itamotinga comparece ao Programa de Governo Participativo com Paulo Bomfim

Redação Remanso News

Deixe um comentário