22.5 C
Remanso, BR
2 de julho de 2020
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Rio São Francisco poderá ser contaminado com lama e resíduos de desastre de Brumadinho
Destaque Notícias

Rio São Francisco poderá ser contaminado com lama e resíduos de desastre de Brumadinho

“Diretor do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco alerta para contaminação e que “cenário real” do desastre de Brumadinho só deve ser conhecido na próxima semana. Chuvas podem acelerar problema”

“O rompimento de barragens da Vale no Córrego do Feijão, ”no município de Brumadinho (MG), provavelmente irá causar danos ambientais em um dos mais importantes rios brasileiros: o Rio São Francisco.

O Rio Paraopeba, atingido por lama e resíduos contaminados com a destruição, é um dos afluentes do São Francisco. “Vai atingir, a não ser que volume de lama fosse pouco. O rio tem velocidade e vai chegar”, explicou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) na região do Rio “

Há pouco mais de três anos, quando a Barragem do Fundão, em Mariana, rompeu-se, não se sabia que o maior desastre ambiental do País deixaria 19 mortos, um rio poluído e um povoado destruído. E na ultima sexta-feira 25 de janeiro aconteceu de novo, a aproximadamente 126 Km dali. A barragem da Mina Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, cedeu. Como há três anos, ainda não se sabe os impactos, mas vários corpos já foram encontrados, o Rio Paraopeba já foi atingido e há a possibilidade de a lama alcançar o Rio São Francisco.

A Agência Nacional de Águas (ANA) disse, em nota, que está “monitorando a onda de rejeito”, mas não descarta que a lama chegue ao Rio São Francisco, uma vez que o Rio Paraopeba faz parte do Bacia do Velho Chico, desaguando neste. Segundo a ANA, a hidrelétrica Retiro Baixo, que limita o Paraopeba da Represa Três Marias (onde está o São Francisco) poderá amortecer a onda de rejeitos, mas não há garantia de que a lama não contamine o Velho Chico. “Estima-se que essa onda atingirá a usina em cerca de dois dias”, disse.

Posts relacionados

Governo de Temer quer permissão para rombo fiscal maior

Redação Remanso News

Remanso: Acidente envolvendo carro e moto faz uma vítima fatal na BR-235

Redação Remanso News

Presidente do TCM ressalta compromisso com a educação

Redação Remanso News

TJBA funciona em regime de plantão por conta do feriado do dia do servidor

Redação Remanso News

Projeto de Lei apresentado pelo prefeito de São João do PI quer legalizar ‘ajudinhas’ para as pessoas carentes no ano da eleição

Redação Remanso News

Lançado pelo Banco do Nordeste em Casa Nova o Plano de Ação Territorial

Redação Remanso News

Deixe um comentário