Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
18.8 C
Remanso, BR
17 de agosto de 2019
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Rio São Francisco poderá ser contaminado com lama e resíduos de desastre de Brumadinho
Destaque Notícias

Rio São Francisco poderá ser contaminado com lama e resíduos de desastre de Brumadinho

“Diretor do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco alerta para contaminação e que “cenário real” do desastre de Brumadinho só deve ser conhecido na próxima semana. Chuvas podem acelerar problema”

“O rompimento de barragens da Vale no Córrego do Feijão, ”no município de Brumadinho (MG), provavelmente irá causar danos ambientais em um dos mais importantes rios brasileiros: o Rio São Francisco.

O Rio Paraopeba, atingido por lama e resíduos contaminados com a destruição, é um dos afluentes do São Francisco. “Vai atingir, a não ser que volume de lama fosse pouco. O rio tem velocidade e vai chegar”, explicou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) na região do Rio “

Há pouco mais de três anos, quando a Barragem do Fundão, em Mariana, rompeu-se, não se sabia que o maior desastre ambiental do País deixaria 19 mortos, um rio poluído e um povoado destruído. E na ultima sexta-feira 25 de janeiro aconteceu de novo, a aproximadamente 126 Km dali. A barragem da Mina Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, cedeu. Como há três anos, ainda não se sabe os impactos, mas vários corpos já foram encontrados, o Rio Paraopeba já foi atingido e há a possibilidade de a lama alcançar o Rio São Francisco.

A Agência Nacional de Águas (ANA) disse, em nota, que está “monitorando a onda de rejeito”, mas não descarta que a lama chegue ao Rio São Francisco, uma vez que o Rio Paraopeba faz parte do Bacia do Velho Chico, desaguando neste. Segundo a ANA, a hidrelétrica Retiro Baixo, que limita o Paraopeba da Represa Três Marias (onde está o São Francisco) poderá amortecer a onda de rejeitos, mas não há garantia de que a lama não contamine o Velho Chico. “Estima-se que essa onda atingirá a usina em cerca de dois dias”, disse.

Posts relacionados

Oposição rejeita acordo e vai obstruir votação da reforma da Previdência

Redação Remanso News

Hospital regional de juazeiro prossegue com mutirão de pequenas cirurgias

Redação Remanso News

Ajuda do Banco Mundial para enfrentar a seca no Nordeste

Redação Remanso News

Huck não descarta ser candidato no futuro e aposta em ‘Tinder eleitoral’

Redação Remanso News

Casal se perde em ilha deserta, escreve ‘S.O.S.’ na areia e é encontrado

Redação Remanso News

Corpo de homem não identificado é encontrado boiando no ponto das barquinhas em Sento Sé

Redação Remanso News

Deixe um comentário