25.5 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Senado desarquiva projeto que endurece Política de Segurança de Barragens
Brasil

Senado desarquiva projeto que endurece Política de Segurança de Barragens

Senado desarquivou nesta terça-feira (12) um projeto que prevê o endurecimento da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Com o desarquivamento, a proposta voltará a tramitar e será analisada, primeiro, pela Comissão de Meio Ambiente.

O texto foi desarquivado pelo plenário do Senado em votação simbólica (sem contagem de votos). O pedido de desarquivamento foi apresentado pelo senador Elmano Férrer (Pode-PI). Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pelo Senado e pela Câmara.

A proposta, apresentada pelo ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) em 2016, foi elaborada depois dos trabalhos de uma comissão temporária criada para debater a segurança de barragens em razão do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em novembro de 2015.

Ricardo Ferraço não foi reeleito senador e o texto foi arquivado no ano passado em razão do fim da legislatura iniciada em 2015.

No início deste ano, o projeto voltou a ser discutido após a tragédia provocada pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho (MG).

O rompimento provocou a morte de pelo menos 165 pessoas. O número de desaparecidos é de 155 pessoas, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais.

A proposta

O projeto apresentado por Ferraço chegou a receber relatório favorável do senador Jorge Viana (PT-AC), mas não foi votado pela Comissão de Meio Ambiente.

Ao apresentar a proposta, Ricardo Ferraço afirmou que a criação da Política Nacional de Segurança de Barragens, em 2010, representou um “avanço”, mas que a implementação “tem sido mais lenta que o desejável”.

“Passados cinco anos de sua publicação [da política nacional], já é possível notar a necessidade de alguns aperfeiçoamentos para conferir-lhe maior efetividade”, disse Ferraço à época.

Política de segurança de barragens

Criada em 2010, a PNSB tem entre as metas garantir a observância de padrões de segurança para reduzir a possibilidade de acidentes em barragens.Entre outras obrigações que devem ser cumpridas pelas empresas, a lei prevê:

  • elaboração adequada de um plano de ação de emergência (PAE);
  • elaboração de um plano de segurança da barragem;
  • realização de inspeções e revisões periódicas de segurança.

O projeto desarquivado amplia as obrigações e determina, entre outras regras, que as empresas também devem:

  • executar as recomendações que resultam de inspeções e das revisões;
  • contratar seguro ou apresentar garantia financeira para a cobertura de danos a terceiros e ao meio ambiente, em caso de acidente ou desastre, nas barragens de categoria de risco alto e dano potencial associado alto;
  • prestar informações verdadeiras ao órgão fiscalizador e às autoridades competentes.

Punições

O projeto também inclui, na Política Nacional de Segurança de Barragens, um capítulo com punições para quem descumpre as regras. O texto estabelece:

  • que o descumprimento de alguma obrigação prevista na lei leva a sanções administrativas, que variam de multa à suspensão total das atividades da barragem;
  • pena de reclusão, de um a cinco anos, para quem deixar de adotar medidas, exigidas pelo órgão fiscalizador, de recuperação ou desativação da barragem nos casos de risco de acidente ou desastre;
  • pena de reclusão, de um a três anos, além do pagamento de multa, para a empresa que apresentar relatório de revisão periódica de segurança com informações falsas;
  • responsabilidade civil objetiva da empresa a fim de agilizar a reparação de danos a vítimas e ao meio ambiente, conforme previsto na Política Nacional de Meio Ambiente.

A proposta prevê ainda a criação de um comitê técnico para análise da acidentes com barragens a fim de se permitir o aprendizado a partir de acidentes ocorridos, a exemplo do que acontece com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Além disso, o projeto determina a criação de um canal para denúncias da população sobre falhas na segurança de barragens.

Por Edenevaldo Alves

Posts relacionados

Bolsonaro define idade mínima: 65 anos para homens e 62 para mulheres

Redação Remanso News

Estados irão unificar currículo da educação básica com municípios

Redação Remanso News

PF prende Japonês da Federal

Redação Remanso News

Banco não pode cobrar taxa de devolução de cheque sem fundos

Redação Remanso News

Relator do Orçamento da União quer cortar R$ 10 bi do Bolsa Família

Redação Remanso News

Viajamos para revelar que temos estabilidade política e segurança jurídica, diz Temer

Redação Remanso News

Deixe um comentário