Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
30.7 C
Remanso, BR
25 de agosto de 2019
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • BA: Estado publica decreto que regulamenta a Educação Ambiental
Bahia

BA: Estado publica decreto que regulamenta a Educação Ambiental

Como uma das ações voltadas para o fortalecimento da Política Ambiental no Estado da Bahia, o governador Rui Costa publicou, nesta sexta-feira (7), no Diário Oficial do Estado, o Decreto Nº 19.083/2019, que regulamenta a Política Estadual de Educação Ambiental no Estado, instituída pela Lei nº 12.056, de 07 de janeiro de 2011. No que se refere à Educação Ambiental no Ensino Formal, o documento destaca ações estratégicas que deverão ser implementadas e consolidadas no âmbito da Secretaria da Educação do Estado e no Sistema Educacional da Bahia.

De acordo com o decreto, a Educação Ambiental deve ser uma prática educativa de cunho transversal, que colabore para a transformação das instituições formais em espaços educadores sustentáveis. As ações deverão ser disseminadas com o envolvimento dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), além de serem discutidas coletivamente com a comunidade escolar, considerando as especificidades territoriais. Um dos pontos de partida para isso é a organização do ano letivo, a partir da jornada pedagógica realizada nas redes de ensino. Essas discussões deverão estar inseridas na proposta pedagógica das escolas, considerando os diversos documentos orientadores, em especial o Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional da Bahia (ProEASE).

Ainda de acordo com o decreto, deverão ser criados e ampliados espaços de  participação socioambientalista  nas escolas, a exemplo da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). Outras diretrizes são a construção de planejamentos socioambientais no âmbito da relação escola-comunidade e a realização de processos formativos com os profissionais da Educação, de forma a garantir a Educação Ambiental de maneira transversal e contínua no currículo escolar.Acesse o decreto: www.educacao.ba.gov.br

Texto: ASCOM SEC

FOTO: ASCOM SEMA

Posts relacionados

Município de Campo Alegre de Lourdes cobra reabertura do Banco do Brasil junto a Superintendência em Salvador

Redação Remanso News

Bahia: Programa mais futuro beneficia estudantes carentes das universidades estaduais

Redação Remanso News

Democratas Bahia prepara pré-candidatos para as eleições municipais

Redação Remanso News

governo aperta cerco contra servidores da Educação com indícios de irregularidades

Redação Remanso News

Rotary Club realiza teste grátis de hepatite c em Juazeiro

Redação Remanso News

Empresários sugerem mudanças na gestão de águas no rio São Francisco em tempos de crise hídrica

Redação Remanso News

Deixe um comentário