30.1 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Juazeiro
  • Cultura da cana-de-açúcar é destaque na geração de empregos em Juazeiro
Juazeiro

Cultura da cana-de-açúcar é destaque na geração de empregos em Juazeiro

Cultura que mais contribui para as conquistas de Juazeiro – BA no segmento de geração de empregos, a cana-de-açúcar vem ampliando sua participação, ano a ano, no saldo de contratações com carteira assinada.

Se em 2018, por exemplo, o município conquistou o título de maior gerador de empregos da Bahia, com mais de 2.000 novos postos de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (CAGED), sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), mais da metade desses números (61% do total dos contratados) vieram dos canaviais da usina Agrovale.

No último mês de abril, o CAGED voltou a revelar o saldo de contratações com carteira assinada e o município tornou a chamar a atenção, agora como a 1ª cidade do interior do Nordeste na geração de empregos. E o setor sucroalcooleiro repetiu a performance na criação de vagas formais e geração de renda.

Com um ambiente de trabalho voltado para o apoio e o crescimento profissional do trabalhador, a Agrovale emprega atualmente 4,692 trabalhadores, distribuídos em 3.750 na produção agrícola; 493 no setor administrativo e 449 na área industrial.

Valorização

De acordo com o diretor Financeiro e TI da Agrovale, Guilherme Colaço Filho, trata-se de uma equipe focada nas práticas socioambientais para aplicação de um modelo sustentável. “Oportunizamos um emprego que valoriza as pessoas e as faz crescer profissionalmente respeitando um ao outro”, pontuou.

Segundo o cortador de cana, Marcos Antônio Bezerra, de 35 anos, que já atua na empresa há 10 safras e é um dos representantes dos trabalhadores junto ao sindicato da categoria, o ambiente na Agrovale é mesmo de crescimento e incentivo. Este pernambucano de Granito chegou à Juazeiro há 10 anos para trabalhar numa safra e aqui ficou.

Hoje, casado e pai de dois filhos, Marcos diz que gosta muito do que faz. “Trabalhamos com a proteção dos EPIs, com ferramentas adequadas, alimentação fornecida pelo restaurante da empresa e o apoio do posto de saúde com médico, enfermeiros e ambulância de plantão”, adiantou. Morador do bairro Jardim Primavera, o filho mais novo, Marcos Vinicius, de 9 anos, estuda na Escola Mandacaru, uma das duas unidades de ensino mantidas pela empresa. A filha Izanubia Patrícia, 22 anos, concluiu o ensino médio e já trabalha por conta própria com equipamentos patrocinados pelo pai.

Outro exemplo da empresa que vem da área industrial, o ajudante, Natanael Gomes de Vasconcelos, de 21 anos, há oito meses na Agrovale, chegou na última safra com um contrato temporário e foi admitido no quadro ativo. Juazeirense, morador do Residencial Juazeiro 1, casado, Natanael, concluiu o ensino médio, diz que aprendeu muito na empresa e hoje conhece o trabalho de vários setores. “Sonho em crescer na profissão chegando a um cargo de liderança e aqui vejo possibilidades por que a Agrovale incentiva as vocações oferecendo capacitações e treinamentos para nosso desenvolvimento pessoal e profissional”, finalizou.

Referência internacional em produtividade de cana-de-açúcar em área irrigada, a Agrovale é considerada hoje a maior empresa produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade da Bahia. Com uma área cultivada de 17 mil hectares a meta para essa safra é a produtividade média de 120 toneladas de cana por hectare e a produção de 115 mil toneladas de açúcar, 70 milhões de litros de etanol e geração de 63.000 MWh/ ano de energia elétrica gerada a partir do bagaço da cana.

Clas

Posts relacionados

Comando da PM se reúne com representantes dos mototaxistas de Juazeiro para discutir sobre segurança

Redação Remanso News

De irmão para irmão: Posse do novo superintendente da Codevasf, em Juazeiro, será nesta sexta

Redação Remanso News

Parabéns Juazeiro 142 Anos

Redação Remanso News

Experiência de agricultores/as de Juazeiro será destaque em televisão Chinesa

Redação Remanso News

Polícia Civil Prende Traficante No Circuito Do Carnaval De Juazeiro

Redação Remanso News

Secretaria de saúde de Juazeiro divulga 3º edital de convocação do processo seletivo

Redação Remanso News

Deixe um comentário