26.1 C
Remanso, BR
16 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Alerta: umidade baixa na região do são Francisco pede cuidados neste final de semana e nos próximos dias
Destaque

Alerta: umidade baixa na região do são Francisco pede cuidados neste final de semana e nos próximos dias

De acordo com publicação da Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC e a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, há uma previsão de umidade baixa e estado de alerta nesta região do São Francisco e sertão, até o próximo dia 06.

A presença de uma massa de ar seco sobre o Sertão está propiciando uma acentuada elevação da temperatura e valores baixos de umidade relativa do ar, principalmente no período da tarde. A umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 20% no período da tarde em grande parte do Sertão de Pernambuco e Sertão do São Francisco entre os dias 30/10 e 06/11, com temperaturas próximas a 37°”, alerta comunicado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a baixa umidade do ar pode provocar problemas de saúde a exemplo de Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; Sangramento pelo nariz; Ressecamento da pele; Irritação dos olhos; Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Com a umidade abaixo dos 20%, como previsto para os próximos dias no Vale do São Francisco alguns cuidados podem ser seguidos: Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, Evitar aglomerações em ambientes fechados, Usar soro fisiológico para olhos e narinas, dentre outros cuidados.

Em caso de umidade abaixo dos 12% as recomendações são ainda mais rígidas, com interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc; Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas e durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, dentre outros locais.

Em que pese o alerta das Agencias para a baixa umidade na região, abaixo de 20%, uma consulta a pelo menos dois institutos de meteorologia nacionais apontam um final de semana com percentuais um pouco acima dos 20%, bem próximos das zonas de alerta, com 22% hoje (02) e 23% neste domingo (03), o que aponta para alguns cuidados quando da exposição ao calor.

Da redação GJ Notícias

Posts relacionados

De olho nas eleições de 2018, Wagner estaria evitando o Palácio do Planalto

Redação Remanso News

Eleições Municipais: ‘Esquecidos’ pelas coligações poderão solicitar registro mesmo fora do prazo

Redação Remanso News

Remanso e Sobradinho disputam prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Redação Remanso News

Governo estadual divulga tabela de pagamento do funcionalismo estadual para 2018

Redação Remanso News

Sindicato pede investigação nas contas da prefeitura de Sento-Sé para garantir salários dos servidores

Redação Remanso News

Bahia: Perimetros irrigados do São Francisco redução da vazão de Sobradinho deve ser autorizada no final deste mês

Redação Remanso News

Deixe um comentário