Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
30.4 C
Remanso, BR
21 de janeiro de 2020
Remanso News
Política

Médico descarta chance de Rui Costa ter câncer

Responsável pela cirurgia no governador Rui Costa (PT), o médico do Hospital Sírio Libanês, Marcelo Sampaio, descartou qualquer possibilidade de o chefe do Palácio de Ondina ter um diagnóstico de câncer. Segundo ele, o petista deve receber alta nos próximos dias após passar por uma cirurgia no último domingo para a retirada de um nódulo mamário e ginecomastia, identificados durante investigação no mês de dezembro passado.

“O contato físico nas suas aparições muito incomodava quando alguém o tocava. Essa foi a razão da cirurgia. Foi removido as duas mamas. Uma cirurgia tranquila. A patologia é benigna. Não existe preocupação do câncer. O governador está recuperando bem e deve ter alta nos próximos dias”, disse o médico, em um vídeo que foi divulgado pela assessoria de comunicação de governo.

O cirurgião ainda falou sobre o estado de saúde de Rui Costa após a cirurgia. “Ele dormiu bem. Se alimentou. Não se queixa de dor. E teve uma evolução normal e esperada para cirurgia. Está se recuperando muito bem”, assegurou. O governador está em São Paulo acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, da filha mais velha, Aline Cotrim, e do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, que é médico há 25 anos de Rui Costa.

Ao descartar chance de câncer de mama em Rui Costa, o cirurgião Marcelo Sampaio disse que, embora raro, homens também podem ter. “Para cada 100 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, há 1 homem com o mesmo diagnóstico. Normalmente, ele aparece em homens acima dos 60 anos, e pode ser mais frequente em homens cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama (mesmo que em mulheres)”. A mãe do governador Rui Costa teve câncer de mama em idade muito precoce, conforme já revelou o gestor em diversas entrevistas e discursos.

O médico Marcelo Sampaio salientou que, ao primeiro sinal de um caroço na mama, ou inchaço próximo do mamilo, ou secreção, é bom agendar uma consulta. “O aumento da mama no homem, ou mesmo o caroço, pode ser só uma ginecomastia – o caso do governador – que significa um aumento benigno da glândula mamária do homem, mas em outras situações pode haver risco para câncer de mama”, frisou.

O procedimento realizado no domingo foi necessário para retirada de um nódulo mamário e ginecomastia, identificados durante investigação no mês de dezembro passado. Embora não houvesse qualquer indicação de malignidade, os médicos optaram pela retirada bilateral das duas glândulas mamárias, procedimento que ocorreu com normalidade.

A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Para tanto, devem ser realizados exames de rotina, bem como a busca imediata do diagnóstico médico após a identificação de qualquer desconforto ou alteração no organismo, sobretudo a partir dos 50 anos. Embora raro, homens também podem ter câncer de mama, que não foi o caso do governador.

Tribuna da Bahia

Posts relacionados

Suposta corrupção: Prefeito de Dirceu Arcoverde teria causado dano de R$ 750 mil

Redação Remanso News

Jaques Wagner consegue segunda aposentadoria e receberá R$ 29 mil por mês

Redação Remanso News

Dilma processa Bolsonaro para explica fala sobre assassinato de ex-capitão

Redação Remanso News

Na região de Lula, 58% apostam no governo Bolsonaro, diz ABC dados

Redação Remanso News

Carnaval dá 12 dias “de recesso” para deputados e senadores

Redação Remanso News

Para Lula, PT deve ter candidatos a prefeitos em dez capitais

Redação Remanso News

Deixe um comentário