25.4 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
Política

Médico descarta chance de Rui Costa ter câncer

Responsável pela cirurgia no governador Rui Costa (PT), o médico do Hospital Sírio Libanês, Marcelo Sampaio, descartou qualquer possibilidade de o chefe do Palácio de Ondina ter um diagnóstico de câncer. Segundo ele, o petista deve receber alta nos próximos dias após passar por uma cirurgia no último domingo para a retirada de um nódulo mamário e ginecomastia, identificados durante investigação no mês de dezembro passado.

“O contato físico nas suas aparições muito incomodava quando alguém o tocava. Essa foi a razão da cirurgia. Foi removido as duas mamas. Uma cirurgia tranquila. A patologia é benigna. Não existe preocupação do câncer. O governador está recuperando bem e deve ter alta nos próximos dias”, disse o médico, em um vídeo que foi divulgado pela assessoria de comunicação de governo.

O cirurgião ainda falou sobre o estado de saúde de Rui Costa após a cirurgia. “Ele dormiu bem. Se alimentou. Não se queixa de dor. E teve uma evolução normal e esperada para cirurgia. Está se recuperando muito bem”, assegurou. O governador está em São Paulo acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, da filha mais velha, Aline Cotrim, e do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, que é médico há 25 anos de Rui Costa.

Ao descartar chance de câncer de mama em Rui Costa, o cirurgião Marcelo Sampaio disse que, embora raro, homens também podem ter. “Para cada 100 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, há 1 homem com o mesmo diagnóstico. Normalmente, ele aparece em homens acima dos 60 anos, e pode ser mais frequente em homens cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama (mesmo que em mulheres)”. A mãe do governador Rui Costa teve câncer de mama em idade muito precoce, conforme já revelou o gestor em diversas entrevistas e discursos.

O médico Marcelo Sampaio salientou que, ao primeiro sinal de um caroço na mama, ou inchaço próximo do mamilo, ou secreção, é bom agendar uma consulta. “O aumento da mama no homem, ou mesmo o caroço, pode ser só uma ginecomastia – o caso do governador – que significa um aumento benigno da glândula mamária do homem, mas em outras situações pode haver risco para câncer de mama”, frisou.

O procedimento realizado no domingo foi necessário para retirada de um nódulo mamário e ginecomastia, identificados durante investigação no mês de dezembro passado. Embora não houvesse qualquer indicação de malignidade, os médicos optaram pela retirada bilateral das duas glândulas mamárias, procedimento que ocorreu com normalidade.

A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Para tanto, devem ser realizados exames de rotina, bem como a busca imediata do diagnóstico médico após a identificação de qualquer desconforto ou alteração no organismo, sobretudo a partir dos 50 anos. Embora raro, homens também podem ter câncer de mama, que não foi o caso do governador.

Tribuna da Bahia

Posts relacionados

Bolsonaro sobre decreto das armas: ‘sai em janeiro com toda a certeza’

Redação Remanso News

Lula dispensa 40 militares do Alvorada após expor desconfiança

Redação Remanso News

Começa corrida pela presidência da Câmara dos Deputados

Redação Remanso News

PT já não descarta possibilidade de renúncia de Dilma

Redação Remanso News

Bolsonaro não vai lutar pela reinclusão de estados e municípios na reforma da Previdência

Redação Remanso News

Temer rompe com Renan Calheiros após críticas a propostas do governo

Redação Remanso News

Deixe um comentário